Projeto é voltado à formação de professores da rede municipal para atuação com alunos
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) promoveu, no dia 19 de fevereiro, curso de capacitação de conciliadores destinado a professores da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP. O treinamento ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município e teve o objetivo de formar docentes em técnicas de conciliação aplicadas ao público infantil.
.jpg)
Participantes do urso de capacitação de conciliadores
O curso foi ministrado pela advogada e conciliadora do TRF3, Rosane Sanches Antunes, idealizadora do projeto “De Pequeno é que se aprende a conciliar”. A iniciativa, apoiada pelo TRF3 e vencedora do prêmio “Conciliar é Legal”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), busca ensinar crianças da educação básica a resolver conflitos de forma pacífica, por meio de empatia, escuta ativa e diálogo.
Rosane Sanches ressaltou a importância de a mediação ser ensinada desde a infância e que o projeto estimula uma mudança de postura diante dos conflitos no ambiente escolar.
“Precisamos sair do negativo e ir para o positivo, mostrando que é possível transformar o modo como os alunos se veem e aprendem a escutar o outro”, afirmou.
.jpg)
Professores da rede municipal de Sorocaba durante treinamento
A capacitação contou com a participação de juízes federais da 10ª Subseção, reafirmando o compromisso da Justiça com a formação de estudantes capazes de dialogar e mediar conflitos.
“Participar do projeto é reavivar a esperança em um futuro, em que crianças se tornarão cidadãos mais compreensivos e comprometidos com uma sociedade mais pacífica”, mencionou o juiz federal Luís Antônio Zanluca.
Sorocaba tornou-se o segundo município do Estado de São Paulo a receber o programa, inicialmente implementado em Itaquaquecetuba. Ele será desenvolvido em 31 escolas municipais, com o apoio do projeto OAB Vai à Escola e da Comissão de Resolução de Conflitos.
Juiz federal Luís Antônio Zanluca e conciliadora Rosane Sanches
De pequeno é que se aprende a conciliar
A ação introduziu técnicas de mediação no ambiente escolar, formando “conciliadores mirins”. Mais de mil alunos já foram atendidos e salas de conciliação foram criadas em escolas municipais.
A iniciativa foi premiada na categoria “Instrutores de Mediadores e Conciliadores” na 15ª edição do Prêmio Conciliar é Legal do CNJ.
Em novembro de 2025, o especialista em mediação William Ury, escritor e cofundador do Programa de Negociação da Universidade de Harvard conheceu o projeto. Ele visitou a Escola Municipal de Educação Básica Vereador Augusto dos Santos, em Itaquaquecetuba, acompanhado dos juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, coordenador da Cecon/SP, e Gabriela Frazão de Souza.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
Esta notícia foi visualizada 39 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br