TRF3 SP MS

acessibilidade

Intranet - acesso restrito
Menu

foto do usuário
11 / junho / 2026
Justiça Federal em Sorocaba participa de inauguração da Sala de Conciliação na Escola Municipal Benedicto Cleto 

Iniciativa tem como foco a cultura da paz e a solução consensual de conflitos 

A Justiça Federal em Sorocaba/SP participou, no dia 9 de junho, da inauguração de uma sala de conciliação na Escola Municipal Benedicto Cleto, localizada na Avenida Ipanema, 5163, Jardim Novo Horizonte, Sorocaba/SP. 

A cerimônia reuniu representantes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba, da Prefeitura de Sorocaba, além de alunos, professores e servidores. 


Solenidade de inauguração da Sala de Conciliação (Fotos: JF/Sorocaba) 

A implantação da sala representa mais uma etapa das ações voltadas à difusão da cultura da conciliação, da escuta, do diálogo e da pacificação social em ambiente escolar. A iniciativa decorre de parceria entre a Comissão OAB Vai à Escola e a Comissão de Resolução de Conflitos da OAB Sorocaba, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, e com o apoio institucional do TRF3. 

A proposta é aproximar crianças e adolescentes de práticas de resolução consensual de conflitos, estimulando desde cedo valores como respeito, empatia, responsabilidade, cooperação e cidadania.  

 
Alunos participam do desenlace 

A Sala de Conciliação passa a ser um espaço pedagógico destinado ao diálogo e à construção de soluções pacíficas para situações do cotidiano escolar. 

Para a Justiça Federal da 3ª Região, a participação no projeto reforça o compromisso institucional com a educação para a cidadania, em consonância com as diretrizes de acesso à Justiça. 


Participantes simulam uma conciliação na nova sala 

Durante o evento, foi ressaltada a importância da integração entre instituições públicas, sistema de Justiça, advocacia e comunidade escolar para a formação de uma sociedade mais consciente, participativa e preparada para resolver conflitos por meio do diálogo. 

Segundo a advogada e conciliadora do TRF3, Rosane Sanches Antunes, a criação da sala representa uma oportunidade concreta de levar crianças e adolescentes à compreensão de que conflitos fazem parte da convivência, mas podem ser solucionados por meio da escuta, do respeito e da cooperação. 


Alunos, professores e autoridades na quadra esportiva da escola 

“A cultura da paz começa com pequenas atitudes no cotidiano, e formar crianças e adolescentes com essa consciência é um passo essencial para uma sociedade mais justa e colaborativa”, afirmou a advogada. 

A iniciativa consolida o trabalho desenvolvido em Sorocaba no âmbito da educação, da cidadania e da conciliação. 

Estiveram presentes a desembargadora federal Ana Iucker e os juízes federais Luís Antônio Zanluca, Valdiane Kess Soares dos Santos, Adson Jean Mendes Lavor e Renata Cristina Pereira. 


Magistrados, professores e servidores participaram da solenidade de inauguração 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 

TRF3: InstagramFacebook e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook 
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 27 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br