Iniciativa reuniu mais de 90 instituições e ofereceu serviços de cidadania à população da capital sul-mato-grossense
A Justiça Federal em Mato Grosso do Sul participou, no dia 19 de julho, da Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio. O evento foi realizado no Parque Jacques da Luz, bairro Moreninhas, em Campo Grande/MS e prestou mais de 11,5 mil atendimentos.
A força-tarefa teve como propósito ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais promovendo dignidade, inclusão e cidadania.
Com foco na inclusão social, no protagonismo feminino e no enfrentamento à violência de gênero, a ação ofereceu mais de 300 atividades e serviços gratuitos, como emissão de documentos, orientação jurídica, psicológica e de saúde, oficinas de capacitação e encaminhamento para vagas de emprego.
Evento foi realizado no Parque Jacques da Luz (Fotos:JFMS)
Ainda houve atividades culturais para crianças e adultos, exposições, palestras e apresentações artísticas.
O evento foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), TV Morena, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça (TJMS) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e integrou mais de 90 instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e sociedade civil.
A JFMS participou como parceira e prestou serviço com a Defensoria Pública da União (DPU) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os atendimentos foram realizados na carreta da Justiça Federal Itinerante.
Atendimentos na carreta da Justiça Federal Itinerante
Ao todo, foram distribuídas 31 ações previdenciárias, a maioria sobre benefícios assistenciais a mulheres em situação de vulnerabilidade e crianças com transtorno do espectro autista.
“A experiência desse trabalho voltado a esse público feminino foi riquíssima”, enfatizou a diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, juíza federal Monique Marchioli Leite.
JFMS participou como parceira e prestou serviço com a DPU e a UFMS
Resultados
Segundo dados disponibilizados pelo Sistema Fiems, foram emitidos 141 Registros Gerais (RG), 71 Cadastros de Pessoa Física (CPF) e 30 títulos eleitorais. Além disso, foram feitas 466 orientações trabalhistas e jurídicas, totalizando 3.847 atendimentos voltados à cidadania.
Na área da saúde, foram prestados 2.586 atendimentos, incluindo 74 ações educativas, 50 consultas odontológicas, 222 testes de visão, 123 vacinas, entre outros. Na área da educação, com foco em ações sociais e orientações profissionais, foram registrados 2.533 atendimentos.
Também foram realizadas 118 atividades esportivas e culturais e distribuídos 2.509 materiais informativos, como panfletos educativos.
Campanha #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio
A ação de cidadania compõe a campanha #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio, projeto que busca promover o engajamento coletivo na prevenção e combate à violência contra as mulheres, visando à erradicação do feminicídio e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária e tem como premissa a prevenção como ferramenta de proteção.
Com informações do TJMS
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 44 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br