Justiça Federal e parceiros levarão serviços à comunidade de Miranda/MS
A próxima edição do Projeto Caminho do Acordo estará na Aldeia Cachoeirinha, região de Miranda/MS, nos dias 9 e 10 de outubro, para prestar atendimentos da Justiça Federal à comunidade indígena.
Magistrados e servidores da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul (JFMS) estiveram no local, na semana passada, para visita técnica preparatória.
O Caminho do Acordo é uma iniciativa da Justiça Federal da 3ª Região, coordenada pela Central de Conciliação da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo levar serviços da Justiça Federal às populações vulneráveis que vivem em áreas de difícil acesso, como indígenas, ribeirinhos e assentados.
Magistrados e servidores da JFMS visitam a Aldeia Cachoeirinha, na região de Miranda
Nesta edição, a JFMS atua em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), a Procuradoria Federal, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Prefeitura de Miranda.
Os atendimentos ocorrerão em 9 e 10 de outubro, na Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo, a partir das 9h.
Durante o mutirão itinerante, haverá sessões de conciliação destinadas à concessão de benefícios previdenciários como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão rurais.
A atuação prioriza o diálogo em busca de soluções rápidas, justas e menos onerosas.
Além da pacificação social, o projeto se destaca pelo caráter humanizado e inclusivo. Com isso, a ação consolida-se como ferramenta essencial de democratização do acesso à Justiça e de fortalecimento da cidadania, promovendo a solução consensual de conflitos e respeitando a realidade cultural dos povos atendidos.
Nona edição
Desde 2024, o Caminho do Acordo realizou 1.816 atendimentos, que resultaram na homologação de 224 acordos e na expedição de requisições de pequeno valor no montante de R$ 974 mil.
Esta será a nona edição. As anteriores foram realizadas nas comunidades Bororó (Dourados), Ipegue (Aquidauana), Jaguapiru (Dourados), Buriti (Dois Irmãos do Buriti), Lalima (Miranda), Te’yi´kue (Caarapó), Amambai (Amambai) e São João (Porto Murtinho).
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 62 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br