Evento abordou a condução da conciliação de conflitos
A Central de Conciliação de São Paulo (Cecon/SP) promoveu, no dia 28 de setembro, a palestra “Mediação LGBTQIAP+ Porque fazer parte deste grupo não é uma opção!”, com a presença da mediadora e conciliadora Mercedes Maria Junqueira de Moraes.
O evento foi realizado em parceria com o Centro de Justiça Restaurativa (Cejure) e a Divisão da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (Dies) da Justiça Federal em São Paulo. A palestra foi direcionada a conciliadores e mediadores e transmitida pelo canal JFSPvideos no Youtube.
Mercedes Moraes, Ana Lúcia Iucker e Flávia Serizawa e Silva
O evento contou com a participação da coordenadora da Cecon/SP, juíza federal Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira, e da vice-coordenadora da Escola de Servidores, juíza federal Flávia Serizawa e Silva.
A palestrante tratou das diferenças existentes na mediação realizada para o público geral e o LGBTQIAP+. “É necessário delicadeza e respeito para que se possa fazer uma condução adequada e não criar um novo conflito”, afirmou.
A mediadora abordou os conceitos de inclusão social, igualdade e diversidade. Para a especialista, a inclusão social “envolve adoção de políticas e práticas que garantam acessibilidade, igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade”.
Palestra Mediação LGBTQIAP+
Por fim, Mercedes Maria apontou a invisibilidade do público LGBTQIAP+ para a mediação de conflitos e a inexistência de informações e diretrizes na preparação dos mediadores para o atendimento. “Precisamos ter um perfil sem homofobia e dominar as técnicas da função, a fim de ajudar as pessoas a separar as posições dos interesses.”
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 301 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br