Servidores apresentam projetos para otimizar recursos em planejamento e execução de atividades
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) encerraram, em 6 de outubro, o curso “Oficina de Gestão de Projetos”. O objetivo foi ensinar os participantes a planejar, coordenar e controlar a execução de projetos.
Presentes no encerramento, a presidente do Tribunal, desembargadora federal Marisa Santos, e o diretor-geral, Otavio Augusto Pascucci Perillo, assistiram à apresentação de seis projetos, elaborados por grupos de alunos. Ambos enfatizaram a importância do gerenciamento adequado para otimização de recursos no planejamento e na execução de atividades.
A desembargadora federal Marisa Santos parabenizou os participantes. Ela mencionou que o projeto sobre precatórios já está sendo implementado na Justiça Federal da 3ª Região e que a proposta permite unificar e centralizar a expedição de títulos públicos expedidos pelo Poder Judiciário. Outra iniciativa que despertou o interesse da magistrada foi o Encontro de Gestores com foco na melhoria da comunicação interna.
A capacitação foi realizada pela Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica (Adeg) e pela Secretaria de Gestão de Pessoas, com o intuito de proporcionar aos participantes a compreensão dos princípios básicos de gerenciamento de projetos, por meio dos principais processos e áreas de conhecimento.
Professor Robson Alves de Camargo encerra o curso "Oficina de Gestão de Projetos" (Foto: Acom/TRF)
Direcionado a gestores do TRF3, com oferta de três vagas para a Seção Judiciária de São Paulo e uma para a Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, o curso teve carga horária de 40 horas e foi coordenado pelo professor da FGV João Lins e ministrado pelo professor convidado da FGV Robson Alves de Camargo.
Os seis projetos apresentados foram: implementação do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH), módulo magistrados; realização de encontro de gestores para integração; regionalização das Centrais de Conciliação da Seção Judiciária de São Paulo; criação da Secretaria de Contratações; “Fortalecendo a saúde”, para atuação preventiva que resulte em melhor atenção à saúde e redução de sinistralidades, e suporte operacional para expedição de precatórios/RPV.
Os trabalhos apresentaram escopo, cenário atual, cronograma, custo, riscos de implementação e medidas para mitigá-los, além de resultados esperados, conforme a metodologia de gestão de projetos.
Por solicitação da Adeg, o curso foi inserido no Plano Anual de Capacitações do Tribunal para 2023, a fim de assegurar o desenvolvimento e aperfeiçoamento constantes dos gestores buscando a melhor governança dos projetos da 3ª Região.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 178 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br