TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

15 / maio / 2024
Justiça Federal da 3ª Região ganha dois prêmios de memória do Poder Judiciário

Entrega ocorreu no encerramento do IV Enam  

A Justiça Federal da 3ª Região foi ganhadora de duas categorias do prêmio “CNJ Memória do Poder Judiciário”. A entrega ocorreu durante o encerramento do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), em 10 de maio, no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). 

A Corte foi contemplada nas categorias Patrimônio Cultural Arquivístico, pelo projeto “Memória institucional: laboratório de pesquisa filológica da Justiça Federal da 3ª Região - Filojus” e Patrimônio Cultural Bibliográfico, pela ampliação e renovação da Biblioteca da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R).   


Presidente do TRF3 participou do encerramento do IV Enam (Fotos: Acom/TRF3) 

“A preservação da memória institucional é a força diretriz para que o Judiciário avance com a riqueza de suas experiências no enfrentamento de novos e provocantes dilemas gerados pela sociedade a que servimos”, destacou o presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, durante a cerimônia. 


Mesa de honra da cerimônia de encerramento do IV Enam 

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, enfatizou que aprender com o passado é uma maneira de desenhar o futuro.  

Já o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, destacou a organização do evento pelos cinco tribunais de São Paulo, que, segundo ele, assumiram a responsabilidade da preservação da memória do Poder Judiciário. 


Público presente no encerramento da IV Edição do Enam 

Premiação 

A servidora Carolina Felix da Silva, que atua na Divisão de Gestão Documental, recebeu a premiação na categoria Patrimônio Cultural Arquivístico. “O momento é de reconhecimento e incentivo ao trabalho de quem lida com a memória do Poder Judiciário”, disse. 


A servidora Carolina Felix da Silva recebeu o prêmio na categoria Patrimônio Cultural Arquivístico 

Luciana Napoleone, servidora da Biblioteca da JF3R, destacou que o projeto vencedor do prêmio Patrimônio Cultural Bibliográfico resultou da cooperação de vários setores do tribunal.  


Presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta; servidora do TRF3 Luciana Napoleone; desembargadora federal Giselle França; presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso 

IV Enam 
  
O Enam, instituído pelo CNJ, é realizado anualmente, na semana da celebração do Dia da Memória do Poder Judiciário. 

A  IV edição, realizada de 7 a 10 de maio, tratou do tema “Memória: preservação, gestão e inovação”. No encontro, arquivistas, bibliotecários, historiadores, museólogos e interessados discutiram a preservação da história do Judiciário nacional e compartilharam experiências.  


Oficina realizada na Escola de Magistrados da 3ª Região 

No dia 9 de maio, foram realizadas duas atividades na Justiça Federal da 3ª Região. 

A oficina “AtoM: Difusão da Memória Institucional para além do documento” foi ministrada por Tatiana Canelhas e Sérgio Coelho Júnior, na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag).   

Sérgio Coelho Júnior mencionou a oportunidade de intercâmbio e experiências institucionais entre os tribunais presentes.   

No Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab), a diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal em São Paulo, Gisele Molinari Fessori, realizou a oficina “Prototipagem de exposição”. 


Participantes da oficina realizada no Laboratório de Inovação 

A servidora elencou fatos, eventos e processos históricos significativos no Poder Judiciário, para expor a história de maneira atrativa e interessante para a sociedade. 

A participante da oficina, Flávia de Matos Rodrigues, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, destacou a organização do evento e a interação entre os participantes. “Foi uma explosão de ideias em um ambiente descontraído”, finalizou.  

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 117 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br