TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

20 / fevereiro / 2025
JFSP e Governo do Estado de São Paulo assinam termo de cooperação para disponibilizar serviços do Programa São Paulo São Libras nos fóruns  

Servidores da Grande São Paulo, litoral e interior poderão fazer videochamadas para central com intérpretes de LIBRAS a fim de facilitar atendimento de pessoas com deficiência auditiva 

A Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JFSP) e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo (SEDPcD) firmaram, no dia 19 de fevereiro, termo de cooperação técnica para disponibilização do Programa São Paulo São Libras beneficiando 43 fóruns federais localizados na Grande São Paulo, litoral e interior. 

A parceria com o Governo do Estado permite que os servidores desses fóruns acessem, por meio de videochamadas, a Central de Interpretação de Libras (CIL) para atendimento a pessoas com deficiência auditiva. Na capital, um sistema similar já existe desde 2021, quando foi firmado convênio com a Prefeitura de São Paulo e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região. 

O diretor do Foro da SJSP, juiz federal Paulo Cesar Conrado, e o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, assinaram o documento na sede da SEDPcD. 

“A Central de Libras é uma ferramenta fundamental de inclusão que vai atender uma demanda reprimida, principalmente no interior do estado. Agora, os fóruns da Justiça Federal poderão receber a população com deficiência auditiva com total acessibilidade”, disse o magistrado. 

 
Paulo Cesar Conrado e Marcos da Costa (Foto: SEDPcD) 

Para o secretário Marcos da Costa, trata-se de um passo importante na garantia do exercício de direitos de maneira plena. “A justiça deve ser acessível a todos e essa parceria é essencial para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.” 

São Paulo São Libras 

O São Paulo São Libras é um programa que promove acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva em diversas situações de atendimento público. Por meio de videochamadas, os servidores contam com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que garante uma comunicação eficiente e sem barreiras. 

Em 2024, foram realizados mais de 7,7 mil atendimentos. O Programa vem sendo expandido para oferecer atendimento a cerca de 590 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem nos 645 municípios do estado de São Paulo. 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 
Com informações da SEDPcD 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin 
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter 
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 121 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br