TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

25 / novembro / 2025
Pop Rua Jud Marília atende 211 pessoas em situação de vulnerabilidade no primeiro dia

Ação integrada oferece serviços à população em situação de rua até amanhã, 26 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a 11ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura Municipal, iniciaram, nesta terça-feira, 25 de novembro, o Pop Rua Jud Marília. No primeiro dia, 211 pessoas foram atendidas e mais de 800 serviços foram prestados nas áreas social, de justiça e cidadania.  

A ação é coordenada pela Justiça Federal, em parceria com organizações públicas e não governamentais. O mutirão continua amanhã, 26 de novembro, das 9h às 14h, na Praça Maria Izabel, Centro.  


Barraca da triagem na primeira edição do Pop Rua Jud Marília (Fotos: ACOM/ TRF3) 

O desembargador federal Fonseca Gonçalves, representando o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), frisou a relevância do programa Pop Rua Jud para os mais vulneráveis.  

“Todos nós ouvimos dizer sobre a importância de fazer chegar à população ações de assistência social, de seguridade, de saúde, de cidadania. No entanto, o difícil é isso acontecer efetivamente. Essa ação mostra que o Judiciário está presente para indicar às pessoas o caminho da cidadania e da prestação de serviço.”  


Desembargador federal Fonseca Gonçalves representou o TRF3 

Na abertura do evento, o coordenador do Pop Rua Jud Marília, juiz federal Ricardo William Carvalho dos Santos, falou sobre o trabalho colaborativo na primeira edição do evento no munícipio.  

“É uma satisfação enorme contribuir para a nossa comunidade, especialmente, a população mais carente. Agradeço a todos que auxiliaram para essa ação acontecer: as instituições públicas, privadas, o terceiro setor e as pessoas que estão dando um pouco do seu tempo para o bem de todos.” 


Juiz federal Ricardo William Carvalho dos Santos, coordenador do Pop Rua Jud Marília 

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, também esteve presente.  

“Agradeço ao TRF3 por esse evento social maravilhoso destinado a garantir os direitos fundamentais da população em situação de rua. Essa ação traz cidadania, documentos, oportunidade de ser encaminhado para o desenvolvimento de vida melhor, com apoio a saúde, social e mental.” 

A juíza federal da Subseção Judiciária de Tupã Anelise Tessaro também auxiliou nas atividades do primeiro dia e destacou a agilidade do serviço prestado. 

“Essa é uma oportunidade de juízes e servidores terem um maior contato com essa população que necessita dos serviços judiciários. O Pop Rua permite que um assistido ingresse com um pedido de incapacidade temporária ou benefício de prestação continuada e no mesmo dia ele tenha sua demanda atendida”, explicou.  


Autoridades presentes na solenidade de abertura 

No primeiro dia do Pop Rua Jud Marília, 50 crianças e adolescentes do Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal assistiram, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a uma palestra da analista de negócios dos Sebrae, Mirele Cavalheiro, sobre “Empreendedorismo e primeiro emprego”. Nos próximos dias, o Senac irá oferecer um curso profissionalizante para o grupo.  


Crianças e adolescentes acompanham palestra sobre empreendedorismo e primeiro emprego 

Atendimentos  

Adilson Oliveira, 58 anos, nasceu em Dracena, mas há 20 anos mora em Marília. Na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, foi um dos primeiros a ser atendido na ação de cidadania. Com os olhos marejados, relatou as dificuldades da vida. 

“Fiquei desempregado, tive que fazer uma cirurgia de duas hérnias e estou em situação de rua. A minha vida é essa, não tenho família, não tenho nada, só Deus no meu coração”.  

No Pop Rua Jud, passou por atendimento odontológico, recebeu roupas e comida.  


Adilson Oliveira recebeu atendimento odontológico, roupa e comida 

O pintor Antônio Lúcio Lourenço, 63, também foi atendido. Ele passou pela triagem, se informou sobre a regularização de documentos, cortou o cabelo, fez a barba e pegou alimentos.  

“Já passei por muita coisa. Tive um sítio pelo Incra em Iaras, mas perdi e hoje estou sem serviço”, relatou.  


O pintor Antônio Lúcio Lourenço obteve informações sobre regularização de documentos, cortou o cabelo, fez a barba e recebeu alimentos   

Durante o evento, a igreja cristã Casa do Leão ofereceu café da manhã, roupas e corte de cabelo aos participantes. O pastor Gustavo Ramos destacou que há cinco anos a instituição atende pessoas em situação de rua da cidade.  


Ação ocorre na praça Maria Izabel, na região central de Marília 

Pop Rua Jud 

A ação é coordenada pela Justiça Federal, em parceria com a Prefeitura de Marília, instituições públicas e organizações não governamentais. A força-tarefa disponibiliza mais de 30 serviços de cidadania, justiça, assistência e saúde à população em situação de rua e vulnerabilidade social.  

Participam da iniciativa magistrados, promotores, procuradores da República, advogados, peritos judiciais, servidores públicos, estagiários e voluntários.  

Entre os serviços oferecidos estão: emissão e regularização de documentos (certidões de nascimento, casamento e óbito, RG, título de eleitor, CPF, certificado de reservista, dispensa e alistamento militar); cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico); solicitação de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/Pasep e seguro-desemprego; plantão de dúvidas da Caixa Econômica Federal (Caixa) e encaminhamento para vagas de emprego.  

Também são disponibilizadas orientações jurídicas sobre livramento condicional, defesa em processos criminais, direito de família, assistência social e saúde, direitos humanos, violência contra a mulher, apoio a imigrantes, população LGBTQIA+ e egressos do sistema penitenciário.  

Na área da saúde e assistência social, há testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão arterial; orientações sobre diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; cuidados com a saúde bucal; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; distribuição de refeições; varal solidário; serviços para animais de estimação; entre outros.     


Testagem rápida faz parte dos serviços ofertados na ação 

Pop Rua Jud Marília     

O mutirão integra as políticas públicas judiciais promovidas pelo Comitê Regional Pop Rua Jud do Estado de São Paulo, instituído pela Resolução Conjunta nº 4/2023. A ação também atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que criou a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.     

Serviço    

Evento: Pop Rua Jud Marília     

Data: até 26 de novembro     

Horário: das 9h às 14h     

Local: Praça Maria Izabel, Centro, Marília      

Assessoria de Comunicação Social do TRF3     

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:     

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin         
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter         
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 9 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br