TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

13 / agosto / 2026
Justiça Federal em São Paulo elimina 57 toneladas de processos judiciais fiscais físicos

Material foi fragmentado para descaracterização das informações registradas 

A Justiça Federal em São Paulo (JFSP), por meio da Divisão de Gestão Documental (DUGE), concluiu, entre junho e julho deste ano, a eliminação de 57.500 quilos de processos judiciais fiscais, em papel, das 11 varas de execução fiscal da capital. 

O conteúdo é proveniente de 19 editais de eliminação antecipada de autos digitalizados, publicados no período de junho de 2025 a maio de 2026. 


Processos de execução fiscal são separados para eliminação (Fotos: DUGE) 

O material foi fragmentado para descaracterização de informações registradas, com acompanhamento por servidores da DUGE. Os respectivos termos de destruição estão disponíveis na página da JFSP

A medida resultou no descarte definitivo do suporte físico de 73.295 processos e a consequente liberação de 1,5 quilômetro linear de espaço no arquivo. 


73.295 processos foram fragmentados 

“A eliminação proporciona economia de espaço nos fóruns, permitindo a utilização para outras finalidades, com maior conforto para juízes, servidores e jurisdicionados”, disse o diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juiz federal Márcio Satalino Mesquita, atual coordenador da Comissão Permanente de Avaliação e Gestão Documental (CPAGD-SP).  

O magistrado frisou que “a prestação jurisdicional se torna mais rápida e eficaz com o acesso aos processos digitalizados, bem como a sua movimentação”. 

O procedimento faz parte da política de gestão documental prevista na Resolução nº 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na Resolução nº 886/2024 do Conselho da Justiça Federal (CJF). 


Material foi fragmentado na empresa Aparas Moura 

Além de atender à destinação ambientalmente correta por meio de reciclagem e logística reversa, a eliminação de processos possibilita economia de recursos para guarda de acervo e otimização de espaços. 

Parte dos valores obtidos com a fragmentação teve destinação social, disponibilizado à Cooperativa São Matheus (Cooperleste). 

Trabalho gerou 57.500 quilos de papel fragmentado 

Segundo o diretor da Subsecretaria de Apoio Estratégico às Unidades Judiciárias (UAPA), Alexandre Linguanotes, apesar do trabalho ser volumoso e complexo, a gestão documental tem mantido elevado padrão de produtividade.  

“Cada eliminação representa toneladas de papel para a reciclagem, atendendo a crescente necessidade de sustentabilidade institucional.”  

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 

TRF3: InstagramFacebook e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook 
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 81 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br