TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

31 / março / 2023
TRF3 finaliza curso de aperfeiçoamento de conciliadores 

A presidente do Tribunal e o coordenador do Gabcon participaram do encerramento 

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, e o coordenador do Gabinete da Conciliação (Gabcon), desembargador federal Carlos Muta, participaram, no dia 29/3, do encerramento do “Curso de Aperfeiçoamento de Conciliadores da Justiça Federal da 3ª Região”.  


Juíza federal Ana Lúcia Iucker; coordenador do Gabcon Carlos Muta; presidente do TRF3 Marisa Santos; juiz federal Paulo Almeida (Foto: Acom/TRF3) 

“A conciliação é um instrumento de solução de conflitos que deu certo e vem assumindo novos formatos, em que as partes dialogam antes do ajuizamento de uma causa. Isso demonstra o quão importante é o trabalho realizado por conciliadores”, enfatizou a presidente Marisa Santos.  

 
Presidente do TRF3 Marisa Santos participa do encerramento do curso de conciliadores (Foto: Acom/TRF3) 

O curso priorizou métodos de solução consensual de conflitos pré-processuais e judiciais do Código de Processo Civil (CPC), além de normativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho da Justiça Federal (CJF) e do TRF3.  

O desembargador federal Carlos Muta lembrou que o Gabcon foi o primeiro a ser instalado no âmbito da Justiça Federal e, por isso, possui expertise consolidada. “A conciliação tem uma história de evolução e funcionamento que perpassa a gestão das pessoas. Ela é uma instituição com vida própria, solidificada pela presença dos servidores, magistrados e conciliadores”, salientou. 


Desembargador federal Carlos Muta durante evento na Emag (Foto: Acom/TRF3) 

Ele ressaltou ainda a vocação de formação do Tribunal. “Nós não podemos nos valer apenas do trabalho colaborativo e essencial dos conciliadores, sem dar em retorno o investimento na formação e aperfeiçoamento”, acrescentou. 

A capacitação foi uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Gabcon. O treinamento teve a coordenação do juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, instrutor habilitado pelo CNJ.  

Aperfeiçoamento de conciliadores 

O curso ocorreu entre os dias 27/2 e 29/3 e teve como participantes servidores da Justiça Federal da 3ª Região e conciliadores voluntários. As aulas foram realizadas na modalidade híbrida na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), com transmissão simultânea pela plataforma virtual Zoom. 

Dentre os assuntos abordados estavam: redação dos termos de audiência; técnicas modernas de comunicação; como lidar com pessoas difíceis; audiências on-line e uso das ferramentas eletrônicas pelos conciliadores; atuação nas ações dos setores de cidadania das Centrais de Conciliação; dilemas éticos no dia a dia. 

E ainda os seguintes temas: audiências criminais para oferecimento de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e Justiça Restaurativa; demandas de saúde, Câmara de Mediação em Direito da Saúde (Cameds) e Plataforma Interinstitucional do Gabcon; casos de sequestro internacional de crianças e técnicas de mediação no direito de família; conciliações de alta complexidade, demandas estruturais e desenho de solução de disputas. 

Esta foi a segunda edição do treinamento. A primeira ocorreu em 2019 e reuniu 70 participantes. 


Juiz federal Paulo Almeida (sétimo na fila) e conciliadores (Foto: Acom/TRF3) 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin
JFSP: InstagramFacebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 390 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br