Curso teve como público-alvo pessoas que atuam nas Centrais de Conciliação da 3ª Região
O Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Gabcon/TRF3), coordenado pelo desembargador federal Carlos Muta, realizou, em 25 de agosto, um treinamento sobre expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e precatórios. O curso seguiu as alterações trazidas pela Resolução PRES nº 618/2023, editada após solicitação do Gabcon em atendimento a demandas para agilização no cumprimento de acordos homologados no âmbito das Centrais de Conciliação.
O treinamento foi voltado aos usuários das Centrais de Conciliação (Cecons) da Justiça Federal da 3ª Região e contou com a instrutoria da servidora do Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF/SP) Vanessa de Souza Santos.
Entre as mudanças promovidas pela Resolução figuram a expedição dos ofícios requisitórios, que deve ser realizada pela unidade em que foi processada a reclamação, quando houver acordo com entidade pública e em cumprimento de sentença contra a Fazenda. Além disso, a expedição deve seguir resoluções do Conselho da Justiça Federal sobre o tema, sendo que o sistema a ser utilizado é o PrecWeb.
Vanessa Santos explanou sobre o fluxo da expedição de RPVs no sistema. A servidora apresentou a metodologia de trabalho utilizada pelo JEF/SP e ressaltou que o procedimento pode ser adaptado, conforme a necessidade de cada local.
A instrutora também demonstrou um roteiro a ser seguido no preenchimento da expedição, conferência, transmissão e detalhes da requisição (com destacamento de honorários).
No decorrer do evento, a servidora esclareceu as dúvidas dos participantes. O curso também tratou de requisições nos processos com acordo e do relatório gerencial para expedição de ofícios requisitórios.
A expedição do ofício requisitório dos valores devidos pela Fazenda Pública, seja de requisição de pequeno valor (RPV), seja de precatório, por parte das Centrais de Conciliação (Cecons), viabiliza o cumprimento de decisões de demandas pré-processuais, de modo a conferir segurança e eficiência na solução definitiva de conflitos e, sobretudo, incentivar que outras demandas sejam compostas e solucionadas ainda no circuito pré-processual, reduzindo o impacto da distribuição de novos processos no sistema formal de prestação jurisdicional.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 329 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br
Últimas Notícias:
Homem monitorado pelo Dops no regime militar deve receber indenização de R$ 100 mil por danos morais
Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região realiza encontro de diretores
Justiça Federal da 3ª Região participa do II Encontro Nacional dos Centros Locais de Inteligência