TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

04 / março / 2002
TRF3 E JUSTIÇA FEDERAL SE UNEM NO COMBATE À VIOLÊNCIA E SUAS CONSEQÜÊNCIA
As equipes de saúde do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e da Justiça Federal de São Paulo lançarão no dia 7 de março o projeto "Viver em São Paulo - outros olhares", com a realização de palestra pelo professor, filósofo e conferencista Mário Sérgio Cortella, às 11 horas, no auditório do Tribunal, Av. Paulista, 1842 - Edifício Torre Sul, 25º andar.
Poderão participar servidores, familiares, profissionais da rede credenciada do convênio médico e organizações. A iniciativa de lançamento deste projeto foi motivada pelos números da violência em São Paulo e pela crescente demanda por atendimentos e orientações relacionadas ao tema. Para se ter uma idéia, o homicídio é considerado a segunda maior causa de morte no Brasil, perdendo somente para as doenças cardiovasculares. Em 2000 foram registrados 5972 homicídios em São Paulo. (fonte: Prodaim). Além da violência urbana são registradas anualmente outras formas de violência que demandam medidas específicas de atenção em diversos níveis e estruturas, como por exemplo, a violência contra a mulher, a criança, o adolescente, o idoso, o portador de deficiência, as diferentes maneiras de discriminação racial, religiosa, por escolha sexual e demais manifestações de intolerância com o diferente. Tendo em vista este cenário e as inúmeras conseqüências da violência, entre elas o estresse (sintomas físicos e psíquicos) gerado pela grande pressão e sensação de insegurança cada vez mais presentes sobre as pessoas, o TRF da 3ª Região e a Justiça Federal de São Paulo se uniram para buscar a melhoria da sociabilização e auto-estima dos magistrados, servidores e familiares, com vista a um melhor viver em São Paulo.
A proposta é suscitar a construção de um espaço reflexivo, crítico e de alternativas criativas na busca de atitudes e habilidades que possam promover rupturas com a indiferença e paralisia perante a violência individual e coletiva, a partir do espaço do trabalho, ampliando-o para parceiras que coadunam com esses valores. O TRF e a JF pretendem oferecer acolhimento e atendimento especializado (psicossocial, médico e de enfermagem) para os servidores que vivenciaram ou vivenciam situações de violência e, conforme o caso, encaminhá-los para instituições especializadas, além de promover e divulgar alternativas de lazer sócio-educativas e atividade culturais na cidade de São Paulo.
Assim, em 7 de março, será lançado o projeto "Viver em São Paulo - outros olhares". Neste dia, além da realização de palestra pelo conferencista Mário Sérgio Cortella, também será exposto um painel coletivo, distribuída cartilha sobre o tema e constituído um grupo de trabalho chamado "Caleidoscópio da Violência". O painel coletivo retratará a temática da violência sob o ponto de vista dos servidores e seus familiares, a fim de promover discussões e reflexões sobre o tema no ambiente de trabalho e familiar. A cartilha "Viver em São Paulo - outros olhares" trará conceitos, orientações e guia de serviços e o grupo de trabalho "Caleidoscópio da Violência", incluirá servidores, profissionais credenciados e organizações governamentais e não governamentais que atuam na área da violência. O objetivo é buscar maior compreensão do tema, geração e difusão de informações, capacitação e aprimoramento técnico, integração e sociabilidade no ambiente de trabalho, familiar e com a cidade. Para o primeiro semestre deste ano também estão previstas as palestras: Violência Doméstica e Violência Urbana, Prevenção de Acidentes Domésticos, Violência Urbana - como proceder diante de situações críticas e Segurança no Trânsito, além de oficinas e fóruns de debates.
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 858 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br