A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Anna Maria Pimentel, inaugurou nesta terça-feira, 22/6, o Juizado Especial Federal na cidade de Jundiaí, instalando assim a 28ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo.
Para ela, uma legislação antiquada e verbas orçamentárias minguadas são as principais causas da morosidade do Judiciário. "Mudar esse quadro, é o que estamos fazendo aqui. Uma nova legislação, surgida em 2001 (Lei 10.259), instituiu um procedimento simplificado para ações de até 60 salários mínimos, e a inventiva de desembargadores, juízes e servidores criou um novo modo de desempenhar esse procedimento, com a utilização da informática e dispensa integral do papel", disse a presidente do TRF3.
Jundiaí e os municípios de Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Indaiatuba, Itatiba, Itú, Itupeva, Jarinu, Louveira, Salto, Várzea Paulista e Vinhedo serão beneficiados por este Juizado que deverá atender uma população de cerca de 1 milhão e 250 mil habitantes.
Participaram da inauguração, entre outras autoridades, o Coordenador-Geral da Justiça Federal e ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler, o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, os desembargadores federais do TRF3, Salette Nascimento e Santos Neves (Coordenador dos Juizados Especiais Federais) e os juízes federais Maurício Kato, Leila Paiva e Sidmar Dias Martins (juiz federal convocado para atuar nas duas Varas do Juizado Especial Federal de Jundiaí).
O Juizado Especial Federal de Jundiaí está localizado na Avenida Prefeito Luís Latorre, nº 4875, Vila das Hortênsias.
Esta notícia foi visualizada 1367 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br