Os servidores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e da Justiça Federal de São Paulo foram presenteados nesta segunda-feira, 21/02, na chegada ao serviço com copos não descartáveis e folders explicativos sobre o "Programa de Gestão Ambiental".
Este programa foi desenvolvido em conjunto com o Instituto Nacional de Preservação Ambiental e a Associação Amigos do Futuro, com o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas quanto à necessidade de respeitar o meio ambiente através da educação ambiental, coleta seletiva e sua reciclagem.
O dia também foi marcado com o lançamento oficial do Programa de Coleta Seletiva na Justiça Federal da 3ª Região. Na solenidade, a desembargadora federal Consuelo Yoshida, coordenadora do departamento de Direito Ambiental da Escola de Magistrados da 3ª Região declarou que a adesão a esse tipo de programa aproxima o TRF3 da comunidade, além de elevar a auto-estima dos funcionários. A desembargadora acredita na "importância dessa iniciativa para mostrar como o Tribunal e a Justiça Federal da 1ª Instância também estão contribuindo e fazendo a sua parte".
O juiz federal Maurício Kato, diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, acredita na idéia da integração e na necessidade de conscientização dos servidores. "É um programa que começa de forma singela, mas eu espero que ganhe ainda nessa gestão uma importância cada vez maior", afirma Maurício Kato.
A presidente da Associação Amigos do Futuro, Rejane Pieratti, apresentou os passos do programa e explicou ao público a importância dos 3 Rs: reduzir o desperdício, reutilizar materiais e reciclar.
Para o advogado ambientalista, Manoel Lúcio Padreca, "nós vivemos num estado letárgico de alienação" em relação ao lixo. A proposta do programa começa na idéia da mudança de hábitos da pessoa que irá participar da coleta seletiva.
Para dar início ao programa, foram distribuídos coletores de lixo: um para papel, outro para materiais diversos. Essa divisão é a primeira triagem do lixo que será encaminhado para reciclagem. Além disso, foi criado o Ecotime, composto por servidores voluntários que participarão de reuniões mensais com os coordenadores do programa da Justiça Federal, em busca das melhores soluções para o problema do lixo.

Esta notícia foi visualizada 933 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br