Dando continuidade às comemorações do dia internacional da mulher, a Escola de Magistrados da 3ª Região programou diversos eventos culturais: mostra de artes plásticas; recital de piano, violão e voz; relançamento do livro "Dicionário Mulheres do Brasil" e lançamento de um selo comemorativo.
Na abertura, foi apresentada uma mostra de colagem, produzida pelas artistas da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem, ABAPC, intitulada: "A Força da Mulher", que estará aberta à visitação diária, de 9 de março a 8 de abril, das 11h às 19h, de 2ª a 6ª feira.
A artista Therezinha Armani manifestou a sua satisfação em participar do evento. "Estou satisfeita pelo reconhecimento do nosso trabalho, pela importância que o Tribunal está dando ao dia das mulheres e ao nosso trabalho. O Tribunal está de parabéns pela iniciativa"
Na seqüência, com a participação da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Anna Maria Pimentel e da Assessora Jurídica da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Mônica Magno Bonagura, houve o lançamento do selo comemorativo do centenário de nascimento da psiquiatra Nise da Silveira, que desenvolveu um método de tratamento de doenças mentais, utilizando a pintura e a modelagem como forma de expressão dos pacientes. Em 1952, reunindo os trabalhos criados nas seções de terapia ocupacional, fundou o Museu de Imagens do Inconsciente. Teve seus trabalhos reconhecidos até pelo famoso psicanalista C. G. Jung.
A Assessora dos Correios declarou "que é muito importante este evento comemorativo, principalmente no ano do centenário de nascimento de Nise da Silveira, como uma consideração pelas mulheres que se destacaram no país. A emissão do selo, pelos Correios, é um marco muito importante nestas comemorações".
A desembargadora federal Suzana Camargo, diretora da Escola de Magistrados, se referindo ao fato histórico (em 8 de março de 1857, quando 129 operárias americanas foram mortas por reivindicarem melhores condições de trabalho) que deu origem ao dia internacional da mulher, disse: "no dia internacional da mulher, nós devemos comemorar as vitórias alcançadas, mas sempre com os olhos voltados para aquelas pessoas que deram o seu sangue, seu suor e que deram início a esta trajetória que ainda não se findou, e terá muito ainda a ser percorrido. Na verdade, temos um duplo aspecto, por um lado, homenageamos aquelas que já contribuíram para que se alcançasse um patamar maior de igualdade e, por outro lado, para que todos nós tenhamos a consciência de que muito ainda há para se conseguir e lutar, então, precisamos ter presente este aspecto. Na Escola (de Magistrados), buscamos precisamente isso".
O evento teve prosseguimento com um recital de piano, violão e voz, executado pelos juízes federais, Carlos Alberto Loverra, Higino Cinacchi Junior, José Eduardo de Almeida Leonel Ferreira e Vera Cecília de Arantes Fernandes Costa, apresentando importantes obras do cancioneiro popular. Em seguida, foi realizado o relançamento do livro "Dicionário Mulheres do Brasil", organizado por Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, pela editora Jorge Zahar Editor.

Esta notícia foi visualizada 1267 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br