Nesta segunda-feira (28/3), a cidade de Catanduva recebeu a instalação do Juizado Especial Federal. Catanduva passa a integrar a rede informatizada de Juizados, solução implantada na 3ª Região e que já foi expandida para mais de 13 cidades do interior do Estado de São Paulo.
A cerimônia foi comandada pela presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Anna Maria Pimentel. "Esse Juizado é ambicioso. Vai abarcar 103 munícipios e atender aproximadamente 1 milhão, 472 mil pessoas", calcula a desembargadora.
Para o coordenador dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, desembargador federal Santos Neves, o JEF de Catanduva foi projetado para receber uma grande demanda de processos. "Acredito que nos primeiros seis meses este JEF deverá receber em média, 500 mil processos", conclui.
A juíza federal Olga Curiaki Makyiama Sperandio assumiu a presidência do JEF de Catanduva com a expectativa de tornar mais fácil à população o acesso à Justiça. "A região é muito ampla, estamos esperando atender o máximo possível de pessoas", afirmou.
A criação de Juizados Especiais amplia o acesso à Justiça, sem restringir os acessos já existentes na Justiça Federal comum. A tecnologia de informática utilizada permitiu que o Juizado Especial Federal de São Paulo alcançasse a marca de 508 mil decisões, somente em 2004.
Estiveram presente a solenidade, o vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Djalma Moreira Gomes, a juíza federal Leila Paiva, o prefeito de Catanduva, Afonso Maccione Neto, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Catanduva, José Antônio Carvalho, entre outras autoridades civil e militares.

Esta notícia foi visualizada 1464 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br