Idealizado pela presidente do TRF3, desembargadora federal Anna Maria Pimentel, com o intuito de preservar a memória de um Tribunal que produziu decisões que marcaram momentos importantes da história do país, acaba de ser lançado o livro histórico do TRF3, denominado, "Tribunal Regional Federal da 3ª Região - 15 anos".
O livro é um trabalho de pesquisa e levantamento histórico sobre a instituição, que traz em seus capítulos a criação e inauguração do Tribunal, sua organização, competência e estrutura, composição e ampliação da Corte, ampliação do quadro de pessoal, a primeira sessão judicial, a evolução dos julgamentos, as Seções Judiciárias dos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, o processo de interiorização, os primeiros fóruns do interior, a especialização de matérias, informática e tecnologia, os programas de qualidade, a democratização e modernização, as comemorações dos 15 anos, os destaques na imprensa no período de 1989 a 2004, a mensagem do primeiro presidente, a galeria dos ex-presidentes e os desembargadores federais em atuação no TRF/3ª Região.
O assessor de comunicação, Fernando Simão, após ser incumbido da tarefa de editar este livro, convocou os servidores Ester Laruccia, jornalista da Assessoria de Comunicação; Rodrigo Whitaker, fotógrafo e Elêusis de Cássia Azevedo, estudante de Biblioteconomia, para executarem o projeto.
Assim, em abril de 2004, a servidora e jornalista Ester Laruccia iniciou a pesquisa das informações e a confecção do texto. Para isto, entrevistou o primeiro diretor-geral do Tribunal e começou a pesquisa das informações no primeiro Relatório de Atividades datado de 1989-1990 e no Primeiro Regimento Interno do Tribunal, além de conversar com inúmeros servidores de diversas áreas do Tribunal, tais como, Plenário, Gabinete da Comissão de Concurso, Gabinete da Revista, Emag, Informática, O&M, Recursos Humanos, Distribuição, Secretaria Judiciária e também com as Subseções Judiciárias de Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos e Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul.
Outros dados foram coletados da Constituição da República Federativa do Brasil, de leis, tais como a 7.727/89, 8.418/92, 9.968/2000, 10.259/2001, de estatísticas do CJF e do TRF3, da Revista do Tribunal Federal de Recursos, do site do TRF3, do Jornal Integração, das primeiras atas de sessões administrativas e judiciais do TRF3, de livros sobre a Justiça Federal , entre outras fontes.
O livro tem um capítulo especial intitulado "Destaques na Imprensa" que conta, desde 1989 até 2004, o que a mídia noticiou sobre o TRF3. Este trabalho contou com a colaboração da servidora e bibliotecária Elêusis de Cássia Azevedo que pesquisou as informações em sites de jornais, na Sinopse do TRF3, de 1990 a 2000, e no Clipping do TRF3, de 2000 a 2004.
As fotografias são de autoria do servidor e fotógrafo Rodrigo Salles, que utilizou seus próprios equipamentos profissionais de fotografia para a realização das fotos e montou um estúdio para a confecção das fotografias dos desembargadores federais, com a ajuda da servidora Elêusis de Cássia Azevedo. Os recursos foram escassos, resumiram-se apenas a compra e revelação de filmes fotográficos e seu escaneamento.
Também foram utilizadas fotografias de solenidades realizadas no último biênio 2003-2005, do servidor Eduardo Costa, da ACOM, e da estagiária da ACOM, na época, Kelly Rosche, além de terem sido utilizadas fotos do arquivo do TRF3, do arquivo pessoal da presidente Anna Maria Pimentel e ilustração de Mazzeo Di Biaggio.
Depois de checadas minuciosamente todas as informações do livro, os textos foram revisados pelo Gabinete da Desembargadora Federal Diretora da Revista e o projeto gráfico ficou sob a responsabilidade da Seção de Artes do Tribunal, em especial, do servidor Paulo César Longhue, que recebeu colaboração da diretora da Seção de Artes, Conceição Falcone e do servidor Paulo Polimeno.
Quando o livro já estava diagramado, revisado e pronto para a impressão, a servidora e jornalista da ACOM, Ana Cristina Eiras acompanhou a fase final do livro, conferindo todos fotolitos e a qualidade de impressão.
O assessor de comunicação, Fernando Simão, supervisionou todas as etapas do livro: pesquisa, texto, revisão, editoração, fotografias, fotolitos e impressão. Foi dele a idéia da capa e a formatação do livro, suas características, formato de álbum e tipo de papel. Fernando Simão deu nome ao livro e depois de inúmeras tentativas frustadas, conseguiu patrocínio junto a Caixa Econômica Federal e apoio da AJUFESP.
Em março de 2005, após a Caixa Econômica Federal ter aceitado patrociná-lo, na pessoa de seu superintendente Institucional da CEF em São Paulo, Augusto Bandeira Vargas, e do apoio da AJUFESP, na pessoa de seu presidente, juiz federal José Marcos Lunardelli, o livro entrou em fase de confecção dos fotolitos e impressão que foram feitos pela IMESP.
No dia 30, o livro foi finalmente entregue a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Anna Maria Pimentel, que fez seu lançamento no dia 27 de abril, data que foi inaugurada a Galeria dos Corregedores-Gerais.

Esta notícia foi visualizada 1803 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br