O Tribunal Regional Federal da 3ª Região está mobilizado para participar do Dia Nacional da Conciliação, que acontecerá no dia 8 de dezembro em todo o país. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça que lançou o movimento pela Conciliação, sob o slogan "Conciliar é Legal", e consistirá em realização de audiências informais, visando à solução de conflitos por meio de acordos.
A campanha foi lançada com o objetivo de mobilizar os operadores do direito e a sociedade para promover a conscientização da cultura da conciliação, uma forma mais ágil e satisfatória nas disputas judiciais e, em longo prazo, a pacificação social.
No âmbito do TRF-3, desde o ano de 2005, audiências de conciliação são realizadas com processos relativos à discussão de contrato de financiamento celebrado pelo Sistema Financeiro da Habitação, tendo alcançado excelentes resultados, havendo sucesso em mais de 72% dos casos.
Nesse mesmo período, essa mesma experiência foi levada às Varas da Justiça Federal de Primeiro Grau e Juizados Especiais da 3ª Região, com a realização de audiências de conciliação em diversos Fóruns e alcance expressivo de resultados em mais de 50% dos casos.
Desde o início do movimento de conciliação, lançado pelo CNJ, o TRF-3 vem se mobilizando para a realização de audiências conciliatórias e para divulgar outros atos processuais que incentivem a prática de conciliação no âmbito judicial.
No intuito de dar prosseguimento aos trabalhos já em andamento e de tornar eficaz a proposta do projeto “Conciliar é Legal” a presidente do TRF3, desembargadora federal Diva Malerbi, externa o integral apoio ao movimento pela conciliação envidado pelo Conselho Nacional de Justiça, no ensejo de que milhares de acordos sejam realizados em todo o país

Esta notícia foi visualizada 1330 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br