A preocupação central dos autores foi destacar a abordagem didática dos temas estudados
Mais de 800 pessoas compareceram à concorrida noite de autógrafos, realizada na noite de terça-feira, 28 de agosto, no Museu da Casa Brasileira, na Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, para o lançamento dos livros dos desembargadores federais do TRF3 Jediael Galvão, Carlos Muta, Cotrim Guimarães e Nelton dos Santos. O evento, animado pelo trio All Jazz, marcou a disponibilização no mercado jurídico da coleção Ponto a Ponto do Portfólio Campus Jurídico, da Editora Campus-Elsevier, uma das maiores do Brasil.
O desembargador Jediael Galvão integra a Seção Especializada em Direito Previdenciário no TRF3. É especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura da Justiça Federal. Foi ainda delegado de polícia e promotor de justiça. É autor do livro Direito da Seguridade Social, obra que trata do tema de forma sistematizada, oferecendo uma visão ampla do Direito Previdenciário (financiamento e benefícios), Infortunística, Assistência Social e Saúde. “Esse livro é fruto da minha experiência profissional, sobretudo a experiência como juiz federal e desembargador integrante de turma especializada em direito previdenciário. Ele traduz, em uma linguagem simples, as questões mais polêmicas acerca da previdência”, assinala o autor.
O desembargador federal Carlos Muta, mestre em direito pela Universidade de Brasília (UnB), professor universitário, ex-assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal e do vice-procurador-geral da República, membro efetivo da Comissão do XIII Concurso Público de Ingresso na Magistratura Federal da 3a. Região, lançou o título Direito Constitucional-Tomo I. Neste primeiro tomo, o autor buscou fixar os marcos teóricos fundamentais do Direito Constitucional, com auxílio da Teoria Geral do Direito, Teoria Geral do Estado, Ciência Política, História e outras ciências para uma discussão das grandes questões da disciplina, sob a perspectiva da jurisprudência, especialmente do Supremo Tribunal Federal. “A obra foi dedicada à análise dos pontos principais do direito constitucional, de uma forma didática tanto para o bacharelando em Direito, para os profissionais e também serve para candidatos a concursos públicos”, destaca o desembargador.
Já o desembargador federal Nelton dos Santos, mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo; ex-juiz de direito em Mato Grosso do Sul, ex-promotor de justiça no Paraná e professor universitário, é autor de Direito Processual Civil-Processo Cautelar. Segundo o autor, os leitores encontrarão no livro uma discussão sobre a importância da tutela cautelar, apoiada na idéia de que, pior do que a jurisdição intempestiva, é a jurisdição inócua, inútil, ineficiente, que não alcança seus objetivos.
Cotrim Guimarães, desembargador federal, mestre e doutor em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), atuou como advogado no Rio de Janeiro, como procurador da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, é professor de Direito Civil da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e autor de Direito Civil – Parte Geral e Direito das Coisas. O livro encarta, num único volume, três temas importantes do Direito Civil: a Lei de Introdução ao Código Civil, a Teoria Geral do Direito Civil, e os Direitos Reais. Estes três temas são de fundamental importância ao conhecimento do direito material, particularmente a Parte Geral do Código Civil. A Lei de Introdução volta-se para todas as demais áreas do Direito. O Direito das coisas enfrenta os novos paradigmas presentes no Código de 2002. “O objetivo é trazer à tona a discussão nova dos institutos de direito privado”, salientou.
Um grande número de autoridades e servidores do Judiciário compareceu ao lançamento, organizado pela gerente editorial da Campus Jurídico-Elsevier, Marisa Harns, lotando os dois espaçosos salões do Museu da Casa Brasileira. Um deles, o desembargador do TRF3, Henrique Herkenhoff, presente ao evento, opinou que os livros "são obras com uma visão muito moderna da didática. E têm muito a acrescentar porque somam o conhecimento técnico dos autores com a sua larga experiência de vida profissional.” Igualmente presente, a ex-presidente do TRF3, desembargadora Anna Maria Pimentel, definiu o lançamento das obras "são uma conquista. Desde o instante em que se avalia e reavalia aquelas teses que julgamos e se dá um sistema a isso, se contribui verdadeiramente com a prestação jurisdicional.”
Prestigiaram ainda os quatro desembargadores do TRF3 que lançaram suas obras a primeira-dama de São Paulo, Mônica Serra; o ex-governador paulista Cláudio Lembo; a coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, desembargadora Marisa Santos; os desembargadores do TRF3 Fábio Prieto, Castro Guerra e Sérgio Nascimento, o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Nino de Oliveira Toldo; o presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Ricardo de Castro Nascimento, e demais juízes federais e do Trabalho, procuradores da República e da Fazenda Nacional, e advogados da União, entre outros.
João Fábio Kairuz/TRF3 |
Fachada do Museu da Casa Brasileira, na Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo |
João Fábio Kairuz/TRF3 |
Cerca de 800 pessoas compareceram à noite de autógrafos na terça, 28 de agosto |
João Fábio Kairuz/TRF3 |
O desembargador Jediael Galvão autografa um dos exemplares de seu livro |
João Fábio Kairuz/TRF3 |
O desembargador Nelton dos Santos coloca dedicatória para um de seus convidados |
João Fábio Kairuz/TRF3 |
O desembargador Carlos Muta assina um dos disputados exemplares |
João Fábio Kairuz/TRF3 |
A juíza federal Gisele França e o desembargador Carlos Muta |
João Fábio Kairuz-TRF3 |
O desembargador Henrique Herkenhoff (esq.) e a servidora Marta Curia prestigiam o lançamento do livro do também desembargador Cotrim Guimarães |
João Fábio Kairuz-TRF3 |
Encontro de desembargadores: Marisa Santos, Carlos Muta e Nelton dos Santos. |
Andréa Moraes e Mônica Paula
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 3109 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br