TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

10 / outubro / 2008
SEMINÁRIO NO TRF3 APRESENTA ASPECTOS ECONÔMICOS E JURÍDICOS DOS JUROS
Na primeira palestra, o professor Marcos Rolim Fontes irá abordar a natureza jurídica da moeda e suas implicações

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região e a Fundação Getúlio Vargas realizam, entre os dias 13 de outubro e cinco de novembro, o curso Juros: aspectos econômicos e jurídicos. As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 9 às 12 horas no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na avenida Paulista, 1842 – 25º andar e serão transmitidas por videoconferência a todas as Subseções Judiciárias que dispuserem do equipamento necessário.

Os conferencistas serão os professores Marcos Rolim Fernandes Fontes, Marcos Cavalcante de Oliveira, Flávio Maia Fernandes dos Santos e Fernando Aurélio Zilveti que irão apresentar temas como “Natureza jurídica da moeda e suas implicações”, “Juros simples e juros compostos”, “Taxas de juros especiais: SELIC, TBF, CID e etc.” e “Intervenção judicial na taxa de juros”, entre outros.

O curso conta com apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e tem como público alvo desembargadores e juízes federais, servidores da Justiça Federal e público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da EMAG (www.trf3.jus.br/emag). No final do seminário, será conferido certificado de participação aos inscritos.

A primeira palestra irá acontecer na próxima segunda-feira, 13/10. Na ocasião, o professor Marcos Rolim Fernandes Fontes, irá falar sobre a moeda, destacando os seguintes aspectos: natureza jurídica da moeda e suas implicações; emissão, criação e administração da moeda; o Sistema de Pagamento Brasileiro (SBP); moeda e inflação; moeda estrangeira e ouro.

O palestrante é advogado, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre e doutor em direito das relações econômicas internacionais pela mesma universidade.

Programação completa do curso:

Dia 13/10

Moeda
- A moeda e suas funções. Natureza jurídica da moeda e suas implicações.
- Emissão, criação e administração da moeda. A moeda no Brasil.
- O SBP - Sistema de Pagamentos Brasileiro.
- Moeda e inflação. Indexação. Moeda estrangeira e ouro.

Prof. Dr. MARCOS ROLIM FERNANDES FONTES


Dia 15/10

Juros

- Conceitos básicos: capital, montante, taxa. Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro.
- Juros simples. Juros compostos. Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Taxa de desconto. Equivalência de taxas de juros. Períodos de capitalização. Taxas anuais, mensais e diárias. Equivalência de fluxos de caixa. Sistemas de amortização (Tabela Price, SAC, SAM etc)

Prof. Dr. MARCOS CAVALCANTE DE OLIVEIRA

Dia 20/10

Juros
- Taxas de juros especiais: SELIC, TBF, CID etc.
- Juros de captação e de aplicação. A intermediação financeira e o descompasso entre o tratamento econômico (bancos emprestam recursos de terceiros) e o jurídico (bancos emprestam recursos próprios).
- Juros remuneratórios e moratórios. Legais e convencionais.

Prof. Dr. MARCOS CAVALCANTE DE OLIVEIRA

Dia 22/10

Intervenção judicial na taxa de juros
- Análise das decisões do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça sobre as competências do Conselho Monetário Nacional e do Poder Judiciário para dispor sobre a taxa de juros.

Prof. Dr. FLÁVIO MAIA FERNANDES DOS SANTOS

Dia 28/10

Intervenção judicial na taxa de juros
- A taxa de juros na perspectiva constitucional, do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor.

Prof. Dr. FLÁVIO MAIA FERNANDES DOS SANTOS

Dia 3/11

Intervenção judicial na taxa de juros
- A tutela do devedor nas operações bancárias.
- Superendividamento.

Prof. Dr. FLÁVIO MAIA FERNANDES DOS SANTOS

Dia 5/11

Intervenção judicial na taxa de juros
- Juros e correção monetária nas relações jurídico-tributárias (cobrança do crédito tributário, repetição do indébito tributário e compensação tributária) e previdenciárias. A taxa de juros nas desapropriações. Juros progressivos no FGTS.

Prof. Dr. FERNANDO AURÉLIO ZILVETI

Wellington Campos
Assessoria de Comunicação
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1274 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br