Em apenas um dia de trabalho, 160 pessoas foram atendidas
A população do município de Bom Sucesso do Itararé foi beneficiada com o trabalho itinerante do Juizado Especial Federal de Registro realizado na semana passada.
O objetivo do trabalho itinerante é aproximar a Justiça do cidadão e “conscientizar as pessoas para que elas saibam e procurem os seus direitos”, afirma o juiz federal Luís Antonio Zanluca, presidente do JEF/Registro e responsável pelo trabalho itinerante.
O município de Bom Sucesso do Itararé está localizado a 270 km de Registro. Duas estradas estaduais podem ser utilizadas para fazer este percurso, que demorou cinco horas para ser percorrido pela equipe do JEF, composta, além do juiz, pelos servidores Dacir Nunes Pereira, Eraldo Ribeiro Ramos, Heloísa Freitas Alves Feitosa e por Rosimere Lino de Magalhães Moia, diretora do JEF.
No dia 22 de outubro, a equipe saiu às 5h30 da manhã de Registro e chegou em Bom Sucesso do Itararé, às 10h30, quando iniciou os trabalhos. Lá já estavam 115 pessoas aguardando a chegada dos funcionários. Professores da escola local, que cooperaram com a divulgação dos trabalhos, distribuíram senhas para a população.
O atendimento foi possível porque a Delegacia de Ensino disponibilizou a estrutura da Escola Estadual Professor Aparício Biglia Filho, no Centro, para a realização desse trabalho itinerante.
Assim, 160 pessoas puderam ser atendidas e acredita-se que mais de 50 ações tenham sido ajuizadas. A maioria dos atendimentos tratou de aposentadorias e benefício assistencial - LOAS, voltado para deficientes físicos e idosos.
O presidente do JEF/Registro, juiz federal Luis Antônio Zanluca, destaca: “O empenho dos professores que conhecem a população foi imprescindível para a realização do nosso trabalho, que é aproximar a Justiça do cidadão”.
O trabalho foi encerrado às 19 horas e à 1 hora da manhã, a equipe do JEF voltou para Registro, cansada, mas satisfeita por terem cumprido sua missão.
Após esta primeira etapa, o JEF Itinerante de Registro avaliará a demanda e retornará ao local, em prazo a ser definido, para realização de perícias e audiências e para a entrega das sentenças.
Após os resultados das perícias, serão marcadas as audiências. A etapa final é a entrega da sentença nas mãos dos cidadãos que tiverem seu direito reconhecido, afirma o juiz.
Barra do Turvo
Os trabalhos em Barra do Turvo não param. Na próxima semana acontecerão 61 audiências. Elas estão marcadas para os dias 4 e 5 de novembro, no Centro, e no dia 6 de novembro, para a população do Rio Vermelho.
Participarão das audiências representantes da Defensoria Pública da União e da Procuradoria do INSS. Muitas pessoas já sairão com a sentença nas mãos.
Ariri
Em Ariri serão marcadas as perícias para os processos que solicitam benefícios assistenciais e auxílio-doença. Foram registrados ajuizamentos de ações de pensão por morte, auxílio-doença rural, beneficio assistencial e aposentadoria por idade rural.
Apiaí
Outra região mapeada pelo juiz federal Luís Antônio Zanluca é o município de Apiaí e região, Iporanga, Itapirapuã Paulista e Barra do Chapéu. Em breve será marcada reunião preliminar na Escola Estadual do município.
1- Escola Estadual foi utilizada para o trabalho itinerante do JEF 2- População de Bom Sucesso do Itararé aguarda o atendimento 3- Usuário mostra os documentos necessários para ser atendido 4- Idosas vão em busca da Justiça Federal 5- Da esq. para a dir.: o juiz federal Luís Antonio Zanluca e os servidores federais Dacir Nunes Pereira, Eraldo Ribeiro Ramos e Heloísa Freitas Alves Feitosa, dois professores da Escola Estadual e Rosimere Lino de Magalhães Moia, diretora do JEF/Registro
Fotos: JEF/Registro
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 2061 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br