Lideranças do Judiciário Paulista se reúnem no TJ/SP e debatem o aperfeiçoamento do Judiciário
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marli Ferreira, participou hoje (6/11) do Encontro Regional do Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP). Esta reunião faz parte do movimento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que pretende promover a integração do Judiciário e a discussão de ações que modernizem a Justiça. Fotos: Ana Carolina Minorello 1- Evento reuniu autoridades do Judiciário Paulista; 2- Juiz Federal Paulo Sérgio Domingues fala sobre o programa de gestão documental; 3- Presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, apresenta o trabalho de modernização desenvolvido no Tribunal 4- Juiz Federal Nino de Oliveira Toldo, vice-presidente da Ajufe, faz sugestões sobre melhorias no Judiciário. Ao seu lado direito, o juiz federal Ricardo de Castro Nascimento, presidente da Ajufesp; 5- Da esq. para a dir. o desembargador federal Mairan Maia, conselheiro do CNJ; o vice-presidente do TJSP, desembargador Munhoz Soares; e a conselheira do CNJ Andréa Pachá;
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes fez a abertura do Encontro, que foi conduzido pelos conselheiros do CNJ, Andréa Pachá, Felipe Locke, Rui Stoco, Marcelo Nobre e Mairan Maia, desembargador do TRF3. Participaram da reunião os dirigentes e magistrados das Justiças Estadual, Federal, Eleitoral e do Trabalho de São Paulo.
Entre outras autoridades, estiveram presentes: o desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representando o presidente; o desembargador Décio Sebastião Daidone, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; o coronel PM Fernando Pereira, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo e o juiz José Joaquim dos Santos, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, representando o presidente. Os participantes discutiram os problemas e as soluções encontradas para ampliar o acesso da sociedade ao Judiciário e as medidas que podem torná-lo mais célere.
Resultados apresentados pelo TRF da 3ª Região
A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, apresentou o trabalho desenvolvido no TRF, na Justiça Federal e nos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, SP e MS, ressaltando que é uma Justiça responsável por 46 milhões de pessoas.
A desembargadora federal Marli Ferreira destacou algumas iniciativas do órgão, tais como, a criação de um banco de talentos de juízes e servidores que multiplicam os conhecimentos; a reestruturação funcional das áreas administrativas e judiciárias; a consolidação de atos normativos; a criação de núcleos de gestão estratégica e estatística; a modernização dos prédios; a criação do núcleo de estratégica e estatística; os programas de gestão ambiental e documental e a certificação “ambiente livre de tabaco”.
Na área judiciária, ressaltou os estudos para a distribuição de novas Varas e Juizados Especiais Federais e os programas de conciliação, “que têm alcançado um sucesso muito importante”, afirmou. O programa de conciliação da 3ª Região possui um calendário anual para a realização das audiências de conciliação, que resolvem processos de 1ª e 2ª Instância. No TRF3 existe um Gabinete da Conciliação, próprio para tratar destas questões.
A magistrada ressaltou também o papel da informatização e o sucesso dos JEFs, que são totalmente virtuais, o projeto de execução fiscal virtual, o sistema de precatório eletrônico, a certificação digital, o e-jud e outras medidas que estão acelerando e modernização o Judiciário.
Os juízes federais Leila Paiva e Paulo Sérgio Domingues, em auxílio à Presidência do TRF3, explicaram com mais detalhes o projeto de execução fiscal virtual – EFV e o programa de gestão documental, que cuida do acervo resultante do produto do trabalho da Justiça Federal. O juiz federal Paulo Sérgio Domingues afirmou que do início do ano até este mês já foram eliminados 30.000 processos, cujo material foi doado para a reciclagem. O TRF3 já está preocupado com o acervo digital.
A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, contou, ainda, sobre um projeto de caráter humanitário que pretende atender a população ribeirinha, mais necessitada, com a promoção de ações que diminuam as desigualdades sociais. A magistrada salientou que o Poder Judiciário deve não só promover a justiça, mas a cidadania.
Elaboração de um Plano Nacional
Neste encontro os magistrados compartilharam experiências e, no final, os dirigentes das Justiças Estadual, Federal, Eleitoral e do Trabalho de São Paulo assinaram carta com propostas e reivindicações do Estado de São Paulo. Este documento será incorporado na consolidação de todas as sugestões obtidas nos encontros regionais realizados e servirão de subsídio para a elaboração de um plano nacional para o aperfeiçoamento do Judiciário, que será divulgado no dia 16 de fevereiro, em Brasília.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1647 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br