Expedição da Cidadania levou à população de Porto Murtinho mais cidadania e dignidade
Encerra-se hoje (13/3) a primeira fase da “Expedição da Cidadania”, que está na cidade de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, desde segunda-feira (8/3), atendendo à população carente da região, cujo acesso à Justiça era deficiente.
A “Expedição da Cidadania” é um projeto promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com outras instituições, com o objetivo de levar o Juizado Especial Federal Itinerante a populações carentes de regiões de difícil acesso e garantir às pessoas o direito à cidadania.
Nesta primeira fase, a Expedição fez uma triagem dos principais problemas da população local e expediu gratuitamente documentos, como certidões de nascimento, carteira de identidade, de trabalho, CPF e título de eleitor, para que as pessoas pudessem ter acesso efetivo à Justiça.
No dia 12 de maio, o Juizado Itinerante voltará a Porto Murtinho para a realização das audiências dos processos ajuizados na 1ª fase. Participarão das audiências os juízes federais Clorisvaldo Rodrigues Santos, Raquel Domingues do Amaral Corniglion, Jean Marcos Ferreira e Fernão Pompeo de Camargo.
A próxima Expedição da Cidadania acontecerá do dia 25 de março a 08 de abril e será transportada pela Marinha do Brasil, de Corumbá a Porto Murtinho, ao longo do rio Paraguai, para atender as populações ribeirinhas.
O Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Mato Grosso do Sul foi criado pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira pelo Provimento nº 298, de 2 de fevereiro de 2009.
Ana Carolina Minorello
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 975 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br