O Juizado Especial Federal Itinerante atendeu cerca de 500 pessoas durante a visita da "Expedição da Cidadania" em Porto Murtinho
A primeira fase da "Expedição da Cidadania", que se encerra hoje (13/3) na cidade de Porto Murtinho, ajuizou 380 processos, das 500 pessoas atendidas pelo Juizado Especial Federal Itinerante. As audiências dessas ações serão realizadas a partir do dia 12 de maio, quando a Expedição da Cidadania retornará à cidade. Nesta 2ª fase, participarão das audiências os juízes federais Clorisvaldo Rodrigues Santos, Raquel Domingues do Amaral Corniglion, Jean Marcos Ferreira e Fernão Pompeo de Camargo.
Além dos processos ajuizados, foram expedidos 480 CPFs, 400 carteiras de identidades, 20 certidões de nascimento, 420 carteiras de trabalho e 160 títulos de eleitor; A Policia Federal legalizou a situação de 105 estrangeiros residentes no país, e o Incra regularizou as propriedades de 47 pessoas. O INSS atendeu 235 pessoas, para as quais concedeu 39 benefícios, indeferiu 59 e deu andamento em 104. A Secretaria de Saúde do município de Porto Murtinho realizou 1391 atendimentos médico-odontológicos.
A Expedição da Cidadania está em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, desde segunda-feira (8/3), atendendo à população carente da região, cujo acesso à Justiça era deficiente.
É um projeto promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com outras instituições, com o objetivo de levar o Juizado Especial Federal Itinerante a populações carentes de regiões de difícil acesso e garantir às pessoas o direito à cidadania.
A próxima Expedição da Cidadania acontecerá do dia 25 de março a 08 de abril e será transportada pela Marinha do Brasil, de Corumbá a Porto Murtinho, ao longo do rio Paraguai, para atender as populações ribeirinhas.
Ana Carolina Minorello
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1785 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br