Entre os dias 12 e 15 de junho, a Expedição da Cidadania realizará cerca de 50 audiências ao longo do Rio Paraguai, em processos de populações ribeirinhas
A partir de hoje (12/6), a "Expedição da Cidadania" percorre o Rio Paraguai para a realização de audiências de conciliação, instrução e julgamento das ações ajuizadas em março, quando a equipe da Expedição subiu o rio pela primeira vez para oferecer diversos serviços à população ribeirinha, como, por exemplo, a expedição gratuita de documentos e serviços médicos.
A Expedição partirá de Corumbá e passará por Porto Manga, Porto Albuquerque, Porto Morrinho e Porto Esperança. As audiências serão presididas pelos juízes federais Clorisvaldo Rodrigues dos Santos e Fernão Pompêo de Camargo.
Segundo a juíza federal Raquel Domingues do Amaral Corniglion, “o intuito de subir o rio para realizar essas audiências é muito mais pela acessibilidade do que a quantidade de pessoas atendidas. É levar a Justiça a pessoas carentes”.
Entre os dias 18 e 22 de maio, a Expedição da Cidadania realizou 380 audiências na cidade de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul. Nessa etapa, foram julgadas procedentes 118 ações; parcialmente procedentes, 4; improcedentes, 55; redesignadas, 51; e foram homologados 84 acordos.
A Expedição da Cidadania é um projeto promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com outras instituições, com o objetivo de levar a populações carentes de regiões de difícil acesso o direito à cidadania.
Ana Carolina Minorello
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1092 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br