“Triagem e organização do acervo facilitam o trabalho dos servidores”, destaca a juíza federal Mônica Aguiar
Na tarde desta terça-feira (22/02), o desembargador federal Antonio Cedenho e os servidores de seu Gabinete participaram de uma reunião com a juíza federal Mônica Aguiar, coordenadora do mutirão “Judiciário em Dia” no TRF3. Na ocasião, a magistrada apresentou orientações sobre triagem e organização de acervo para a equipe que está assumindo processos de um Gabinete da 1ª Seção que faz parte da força tarefa.
“Trouxemos para eles os dados de como o Gabinete está, o acervo que tem, os assuntos com maior número de processos para juntos conversarmos e ver a melhor forma de finalizarmos esses processos”, explica a juíza federal Mônica Aguiar sobre o encontro com o desembargador e seus servidores. Segundo ela, apesar do mutirão já estar em andamento, os servidores estão motivados. “O pessoal do gabinete aprovou as sugestões; o próprio desembargador Cedenho aceitou todas elas e vai trabalhar no sentido de aumentar ainda mais o número que está sendo mostrado no processômetro”, completou.
A magistrada apresentou aos servidores métodos de trabalho que melhoraram a produção dos gabinetes, entre eles a separação dos processos por matéria. “A triagem ajuda qualquer Gabinete, inclusive aqueles que não estão no mutirão. É uma forma de você agrupar os processos iguais ou semelhantes, dar a eles um mesmo tratamento e lançar um modelo para os processos que têm o mesmo pedido em relação à petição inicial ou em relação ao recurso, isso agiliza”, destaca.
O desembargador federal Antonio Cedenho participou da reunião e aprovou as sugestões apresentadas. “Como estamos recebendo os processos da 1ª Seção, a proposta de fazer uma triagem dentro de determinados princípios e concepções vai nos ajudar a agilizar o julgamento dos processos”, opina.
Para a juíza Mônica Aguiar, os processos cresceram geometricamente, e o Tribunal manteve o mesmo número de desembargadores e servidores para lidar com um número muito maior de processos e uma pressão muito grande da sociedade para que eles sejam resolvidos em um tempo muito curto.
O mutirão “Judiciário em Dia” foi implantado no TRF3 no dia 20 de setembro de 2010, em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até o momento, mais de 32 mil processos já foram julgados pela força tarefa.
Fotos: João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3 |
![]() |
1 - Desembargador Federal Antonio Cedenho. 2 - Mesa da reunião com o desembargador federal Antonio Cedenho, a juíza federal Mônica Aguiar e servidores. 3 - Juíza Federal Mônica Aguiar, coordenadora do mutirão "Judiciário em Dia". |
Wellington Campos
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1865 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br