Audiências aconteceram nos dias 17, 18 e 19 de setembro com processos do Sistema Financeiro da Habitação
A Central de Conciliação da Justiça Federal em São José do Rio Preto, coordenada pelo juiz federal Fernando Porto, realizou conciliação nos dias 17, 18 e 19 de setembro, para tentativa de solução pacífica de conflitos em processos relacionados ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
O resultado obtido foi 29% de acordo nos processos e 42% deles foram redesignados, ou seja, uma nova data foi marcada para a solução do conflito com possibilidade real de levantamento de recursos para fechamento dos acordos. Esses casos redesignados serão resolvidos na Semana Nacional da Conciliação.
O juiz coordenador da Central está satisfeito com o resultado e ressalta que os processos resolvidos acabam refletindo nos demais processos conexos, por exemplo, geralmente existe uma ação ordinária revisional e outra cautelar.
A conciliação é um método alternativo para solução de conflitos em que as partes dialogam a respeito das possíveis soluções para o caso, amparadas por um conciliador, que orienta a negociação. O objetivo é chegar a um acordo, que tem força de lei entre as partes e dispensa uma decisão dada exclusivamente pelo juiz, que homologa o que ficou ajustado, evitando a entrada de recursos que poderiam adiar o fim do processo.
Saiba mais sobre a VII edição da Semana Nacional da Conciliação em São Paulo clicando aqui.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1666 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br