As Escolas de Magistrados de ambos os Tribunais promoverão eventos em conjunto
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Newton De Lucca, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, assinaram hoje (21/2) um Acordo de Cooperação Técnica para a formação, aperfeiçoamento, treinamento e especialização de juízes, funcionários, peritos e demais profissionais. Assinaram também o diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal Mairan Maia, e o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Prado de Toledo.
O presidente do TRF3, desembargador Newton De Lucca, elogiou a parceria: “Nós estamos inaugurando uma nova era de relacionamento entre o Poder Judiciário Estadual e o Federal. Nunca houve um relacionamento tão produtivo, tão estreito e tão amistoso entre os dois Tribunais”. O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, afirmou que “com essas parcerias, haverá uma troca continua de ideias, de informações e de know how, e isso só vem engrandecer o Judiciário”.
O acordo tem como objetivos o estreitamento das relações entre as escolas de magistrados, com a promoção de eventos de interesse comum das carreiras da Magistratura Estadual e Federal; a realização de cursos em conjunto; a disponibilização de espaços, salas, auditórios e equipamentos para realização de cursos presenciais e à distância de interesse de ambas as escolas; a elaboração de banco de dados físico ou virtual com material de apoio aos juízes estaduais e federais; a criação de uma central de vídeos e palestras para acesso dos juízes estaduais e federais; e a disponibilização de cursos e palestras online ou presencial aos juízes estaduais e federais.
O desembargador federal Mairan Maia afirmou que este é um acordo pioneiro: “Pela primeira vez as escolas de magistrados dos dois maiores tribunais do país acordam para trabalharem conjuntamente, objetivando a otimização dos recursos e para o desenvolvimento de temas que são comuns tanto para a magistratura estadual como na federal, que trazem como consequência a melhoria da qualidade da atuação do magistrado na prestação jurisdicional”. O diretor da Escola Paulista da Magistratura também elogiou o acordo: “Vamos plantar as sementes de uma nova época e, mesmo que passemos, os outros vão continuar esse trabalho, que é irreversível”.
Também participaram do evento a desembargadora federal Marisa Santos, coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região; a juíza federal Leila Paiva Morrison, em auxílio à Presidência do TRF3; o vice-presidente do TJSP, desembargador José Gonzaga Franceschini; o corregedor-gceral da Justiça, desembargador Renato Nalini; e o desembargador William Campos.
Fotos: Ana Carolina Minorello |
2- Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Newton De Lucca; 3- Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori; 4- Presidentes dos Tribunais assinam Acordo de Cooperação Técnica; 5- Diretores das Escolas de Magistrados assinam o acordo;
|
Ana Carolina Minorello
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 3140 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br