Ações envolvem matéria de previdência social e foram transferidas em dezembro de 2012 para o acervo da recém-criada vara federal do município
Uma força-tarefa coordenada pelo Gabinete da Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região realiza, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, em Limeira, audiências de conciliação em 120 processos de matéria de previdência social que tramitavam até 2012 na justiça estadual, como competência delegada.
As ações foram transferidas para a 1ª Vara Federal em Limeira, inaugurada em 20 de dezembro. O trabalho é resultado de compromisso assumido pelo presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, quando instalou a unidade judiciária. As audiências são parte do trabalho para agilizar o julgamento de 5 mil processos da área previdenciária e futuramente a instalação de uma central de conciliação na cidade.
Os trabalhos serão realizados a partir das 7h desta quarta-feira (27) com a perícia feita por dois médicos nomeados pelo juíz. Serão 40 audiências por dia com a atuação em conjunto de servidores da Justiça Federal, do TRF3 e do INSS. Também estarão presentes o juiz federal Bruno Takahashi e a desembargadora federal Daldice Santana, coordenadora do Gabinete da Conciliação.
Segundo a desembargadora, a força-tarefa é mais um esforço para reduzir a quantidade de processos remanejados para Justiça Federal no município, assim como os trabalhos realizados em Limeira em 11, 12 e 13 de dezembro de 2012 em conjunto com o Tribunal de Justiça de São Paulo. Na ocasião, aconteceram audiências em processos de competência delegada – ações julgadas e processadas na justiça estadual quando não há vara federal instalada na cidade e com a fase recursal (segunda instância) processada na esfera federal.
A cidade de Limeira foi a primeira a receber os trabalhos em conjunto baseados no Termo de Cooperação Técnica firmado entre os tribunais federal e estadual. Os processos envolvem temas como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, entre outros. A meta é expandir para outros municípios do Estado a cooperação. A próxima etapa da cooperação vai atender a região de Ourinhos.
Atendimento
A finalidade é atender com mais celeridade e qualidade o cidadão e de maneira menos formal na busca do consenso. As audiências de conciliação serão realizadas no fórum federal que fica na Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, 1.561, Jardim da Glória, em Limeira.
Veja também:
Presidente do TRF3 inaugura 1ª Vara Federal de Limeira
Subseção Judiciária Federal de Ourinhos instala Central de Conciliação
Edmilson Gomes
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 3323 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br