Dez audiências de conciliação foram realizadas utilizando o software Skype e 90% resultaram em acordo
A Central de Conciliação da Justiça Federal em Franca (CECON-Franca), coordenada pelo juiz federal Márcio Augusto de Melo Matos, realizou, nos dias 4 e 5 de abril, dez audiências de conciliação utilizando o software Skype*. As audiências resultaram em nove acordos e um pedido de redesignação, ou seja, houve conciliação em 90% dos casos.
Participaram das audiências: os Conselhos de Corretores de Imóveis (4), de Farmácia (5) e Contabilidade (1). Jurisdicionados e representantes dos Conselhos cumprimentaram a Justiça Federal pela iniciativa.
As comunicações pela internet ocorreram sem problemas. Iimagem e som apresentaram boa qualidade ao longo de todo o trabalho. Testes de equipamento realizados anteriormente, envolvendo vários Conselhos Federais, já haviam demonstrado a plena viabilidade de conexão simultânea com mais de uma autarquia, sem qualquer tipo de sobrecarga aparente à rede de dados da Justiça Federal.
Saiba como foram realizadas as audiências
Após a abertura da audiência e contato inicial entre as partes, o conteúdo da proposta do Conselho é remetido por escrito à CECON, pelo próprio Skype, e é impresso para melhor análise do devedor. Do mesmo modo, o termo de audiência é enviado pela rede ao Conselho para leitura antes que o acordo seja finalizado.
Conciliadas as partes, o Conselho Federal remete então via internet os boletos que deverão ser pagos pelo devedor.
“O intercâmbio de arquivos entre os Conselhos e a CECON no próprio ambiente do programa Skype mostrou-se altamente eficiente e prático, dispensando inclusive a troca de arquivos via e-mail”, explica o juiz federal coordenador da CECON-Franca, Márcio Augusto de Melo Matos.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
* Observação: o projeto é piloto e ainda estão em andamento testes e estudos para viabilizar a ampliação deste projeto para outras Subseções da Justiça Federal da 3ª Região.

Esta notícia foi visualizada 2073 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br