Desembargador federal ocupa vaga decorrente da aposentadoria de Roberto Haddad
O desembargador federal Cotrim Guimarães é o mais novo integrante do Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Eleito com 29 votos – de um total de 32 votantes –, ele vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Roberto Haddad.
O Órgão Especial congrega o presidente, o vice-presidente, o corregedor-regional e mais 15 desembargadores federais (Artigo 2º, § 2º do Regimento Interno do Tribunal). A eleição, realizada na tarde de ontem (26/2), em sessão extraordinária administrativa do Pleno da Corte, presidida pelo desembargador federal Fábio Prieto, atendeu também às disposições da Resolução nº 16/2006, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e se encontra formalizada no Ato nº 12.191, de 26 de fevereiro de 2014, que será disponibilizado no Diário Eletrônico de amanhã (28/2).
O eleito
Luís Paulo Cotrim Guimarães bacharelou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em julho de 1983. Sob orientação da professora Maria Helena Diniz, concluiu o mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em outubro de 1999 e o doutorado, em setembro de 2002.
Desembargador federal do TRF3 desde outubro de 2003, foi vice-diretor da Escola de Magistratura da Justiça Federal da 3ª Região e atualmente é, nesta Corte, presidente da Comissão Permanente de Segurança, presidente da Comissão de Concurso para Juiz Federal Substituto e presidente da 2ª Turma.
No período de 2005 a 2013, foi professor de Direito Civil da graduação e da pós-graduação (mestrado e doutorada) da Faculdade Autônoma de Direito – FADISP, tendo sua atividade docente sido coordenada pela professora Thereza Arruda Alvim.
É autor de “A Paternidade Presumida no Direito Brasileiro e Comparado” (Editora Renovar-RJ), “Negócio Jurídico Sem Outorga do Cônjuge ou Convivente” (Editora RT- SP) e ) “Direito Civil: Lei de Introdução, Parte Geral e Direito das Coisas” (Ediora Campus-Elsevier-SP), entre outras obras e artigos publicados em Livros e Revistas Especializadas
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 2984 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br