Apenas na cidade de São Paulo, a estimativa é que cerca de 15 mil pessoas estão em situação de rua. A maioria não trabalha, tem poucos documentos e a cada dia fica mais distante dos serviços públicos. A realidade desses brasileiros é um dos destaques do Via Legal dessa semana que explica o funcionamento de um projeto desenvolvido pela Defensoria Pública em parceria com a Justiça Federal. Carolina Villacreces ouviu o relato de quem foi beneficiado pela iniciativa que começou há dois anos e já contabiliza mais de quatro mil atendimentos.
O programa também aborda as alternativas criadas pelo governo para facilitar a vida de estudantes que precisam financiar o curso superior. Além do tradicional fiador, estes universitários podem escolher outras duas formas de oferecer garantias de que vão quitar o empréstimo. Viviane Rosa conta que instrumentos são esses e como deve agir o aluno que optar por um desses serviços.
Direto de Recife, Edna Nunes mostra o drama de uma jovem que foi surpreendida com a notícia de que deixaria de receber a pensão por morte do avô. Orfã de mãe, a estudante era dependente de um servidor público que morreu quando ela tinha apenas seis anos. Na Justiça Federal, ficou provado que o corte determinado pelo Tribunal de Contas da União foi feito de forma incorreta. O TCU aplicou uma regra que vale apenas para os benefícios pagos pelo INSS.
Marcelo Magalhães explica os motivos que levaram a Justiça Federal a permitir que um grupo de pessoas continuasse vivendo em uma área de dunas, no Rio Grande do Sul. Um processo, instaurado pelo Ministério Públicos Federal, pedia a retirada dos moradores da área de preservação. Mas, ao analisar o caso, o Tribunal Regional Federal da quarta região entendeu que os estragos não são expressivos e que a chegada das famílias permitiu uma melhoria no local, antes abandonado e usado como depósito de lixo.
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.programavialegal.blogspot.com e www.youtube.com/programavialegal.
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO:
TV JUSTIÇA
19 de março – quarta-feira 21h30
21 de março – sexta-feira 12h30
24 de março – segunda-feira 21h30
TV CULTURA:
23 de março - domingo 06h30
TV BRASIL
(Brasília – canal 02)
23 de março - domingo 6h
Assessoria de Comunicação
(Com informações do CJF)

Esta notícia foi visualizada 1370 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br