Novos magistrados terão aulas de ética, administração judiciária, funcionamento dos Juizados Especiais Federais, gestão administrativa de pessoas, conciliação e mediação
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Fábio Prieto, e os diretores da Escola de Magistrados da 3ª Região (Emag), desembargadores federais Marli Ferreira e Fausto De Sanctis, abriram na manhã desta terça-feira (27/05) o Curso de Formação Inicial de Magistrados do XVII Concurso para Juízes Federais Substitutos da Justiça Federal da 3ª Região.
Na palestra de abertura, o presidente do TRF3, desembargador federal Fábio Prieto, apresentou a estrutura física e o corpo de trabalho do tribunal para os 23 novos magistrados, aprovados no último concurso. Ele também falou sobre a produtividade do Tribunal e destacou o prêmio IDJus - Índice de Desempenho do Judiciário - no qual o TRF3 obteve o primeiro lugar entre os tribunais federais do Brasil. O magistrado destacou o trabalho realizado por magistrados e servidores, ressaltando que a cada processo que ingressa na 3ª Região, um e meio é baixado, reduzindo o estoque da Justiça Federal em São Paulo e Mato Grosso do Sul. “O resultado da pesquisa mostra o trabalho de todos”, disse.
Nomeado para o cargo de desembargador federal aos 36 anos, Fábio Prieto descreveu aos novos juízes obstáculos e dificuldades que irão encontrar na carreira. Para ele, cuidar da atividade fim, ou seja, proferir sentenças, deve ser o foco dos novos magistrados.
Responsável pela coordenação e desenvolvimento do Curso de Formação Inicial, a desembargadora federal Marli Ferreira falou sobre a história da Justiça Federal no Brasil. Amanhã, às 14 horas, o Ministro Gilson Dipp, Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministrará uma palestra aos juízes recém-ingressos.
Ao longo de quatro meses, os novos juízes federais terão aulas de ética, administração judiciária, funcionamento dos Juizados Especiais Federais, gestão administrativa de pessoas, conciliação e mediação, entre outros temas que apresentam um panorama da realidade judiciária da 3ª Região. O Curso de Formação Inicial, com carga horária de 480 horas, atende às disposições do Plano Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisa para Juízes Federais (PNA) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
Fotos: João Fábio Kairuz e Wellington Campos/ ACOM/ TRF3 |
1 - Desembargadores federais Fausto De Sanctis, Fábio Prieto e Marli Ferreira; 2 - Presidente do TRF3, desembargador federal Fábio Prieto, fala para os novos juízes federais da 3ª Região; 3 - Desembargadora federal Marli Ferreira, diretora da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região; 4 - Desembargador federal Fábio Prieto, presidente do TRF3; 5 - Juízes federais aprovados no XVII Concurso da 3ª Região; 6 - Auditório da Escola de Magistrados, onde foi realizado o evento. |
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 2697 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br