Desembargador federal é substituto regimental da corregedora regional Salette Nascimento
O desembargador federal Antônio Cedenho assumiu, interinamente, a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 3ª Região nesta segunda-feira (20/10), em substituição à desembargadora federal Salette Nascimento.
Na última semana, no gabinete do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Fábio Prieto, o desembargador federal Antônio Cedenho agradeceu a oportunidade: “Em primeiro lugar, eu agradeço ao Tribunal, na figura de seu presidente, o convite para fazer parte do Conselho da Justiça Federal da 3ª Região, e, em função disso, a possibilidade de assumir, em substituição regimental, a Corregedoria. Para mim, essa oportunidade, além de ser uma honra, é uma demonstração de prestígio à instituição da advocacia, pois fui nomeado para uma das vagas destinadas ao quinto constitucional”.
Nos termos do Regimento Interno do TRF3, o corregedor geral da Justiça Federal da 3ª Região é substituído pelo membro mais antigo do Conselho de Justiça Federal, entre os que não são integrantes da direção do tribunal.
O Conselho é composto, atualmente, pelos desembargadores federais do corpo diretivo - Fábio Prieto, presidente; Cecília Marcondes, vice-presidente; e Salette Nascimento, corregedora-regional – e pelos desembargadores federais Marisa Santos e Antônio Cedenho.
Primeira substituta para a Corregedoria Regional, nos termos do Regimento Interno, a desembargadora federal Marisa Santos não poderá assumir a vaga em decorrência de licença e desejou ao desembargador federal Antônio Cedenho pleno êxito na função de corregedor.
O presidente Fábio Prieto disse que “o Tribunal se sente muito prestigiado com a assunção da Corregedoria pelo desembargador federal Antônio Cedenho, porque reconhecemos no colega um profissional sério e dedicado à Justiça Federal. Sua Excelência trouxe a experiência da advocacia e soube adaptá-la às exigências da magistratura”.
Antônio Carlos Cedenho formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1972, onde também se especializou em Direito de Empresa em 1978. Na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, concluiu pós-graduação em Direito Comercial em 1988 e mestrado em Direito Constitucional em 2011. Empossado desembargador federal em 2004, em vaga destinada à advocacia pelo chamado quinto constitucional, ele já atuou nas 7ª e 5ª Turmas e atualmente compõe a 2ª Turma do TRF3. Foi coordenador do Gabinete da Conciliação e diretor da Revista do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Fotos: João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3 |
![]() |
Presidente do TRF3, desembargador federal Fábio Prieto, com o desembargador federal Antônio Cedenho, que assmumiu, interinamente, a Corregedoria-Regional da Justiça Federal da 3ª Região |
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 3673 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br