Trinta e cinco alunos da Universidade Camilo Castelo Branco, de Descalvado, participaram de visita monitorada
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu na quinta-feira, dia 16 de outubro, a visita de 35 estudantes do curso de Direito da Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), da cidade de Descalvado, interior de São Paulo.
A visita monitorada, organizada pela Ouvidoria-Geral, faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a estudantes a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização de setores do Tribunal.
Na abertura, os alunos assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra ministrada pelo servidor Marco Aurélio Serau Júnior. O expositor falou sobre a estrutura da 3ª Região e os tipos de processos que são julgados pela Justiça Federal.
Após a palestra, os universitários tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Terceira Turma, conheceram o Plenário do TRF3 e foram recebidos no gabinete do ouvidor do Tribunal, desembargador federal Márcio Moraes.
Acompanhamento dos professores
Os alunos foram acompanhados na visita pelo professor José Wamberto Zanquim Júnior, coordenador do curso de Direito da Unicastelo. Para ele, a visita é uma excelente oportunidade para que os alunos conheçam a estrutura e o funcionamento da Justiça Federal. “Conhecer o funcionamento de uma sessão de julgamento, conhecer o ambiente, é ímpar na formação acadêmica desses alunos”, declarou.
O professor Marcos Roberto Costa também acompanhou os alunos e acredita que as visitas sempre agregam conhecimento e aproximam os alunos da prática. “Os debates, as conversas que vêm após as visitas técnicas são sempre no sentido de que aprenderam mais”, afirmou.
Teoria e prática
Para o estudante Lázaro Antônio Mazaro Júnior, do terceiro ano, é importante conhecer a parte prática da Justiça Federal, e não só conhecer a competência na base teórica: “Tudo isso que nós estamos vivenciando, aprendendo, pode nos fornecer subsídios para depois de formados”.
Já a aluna Mariane Finato, do primeiro ano, na faculdade se aprende a teoria, mas durante a visita se conhece a prática: “Eu acho que é interessante vir para a vida prática, para ver como realmente funcionam as coisas”.
A acadêmica Carla Annie Almeida Machado, também do primeiro ano do curso de Direito, espera conhecer melhor sobre a vivência do dia a dia de quem trabalha na Justiça Federal. “A teoria nós precisamos para ter uma base, mas o que realmente precisamos é a prática”, concluiu.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
Edmilson Gomes/ACOM/TRF3 |
![]() |
Estudantes e professores da Unicastelo, de Descalvado-SP, participam de visita monitorada no TRF3 |
Assessoria de Comunicação do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1963 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br