TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

11 / dezembro / 2014
TRF3 REALIZA SEMINÁRIO SOBRE PROCESSO CIVIL E CONSTITUIÇÃO

Evento contou com a presença de ministros do STJ e professores renomados

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) realizou, na última sexta-feira (5/12), o seminário “Processo Civil e Constituição” no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Além do presidente do TRF3, desembargador federal Fábio Prieto, participaram do evento os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, Mauro Campbell Marques e Paulo Dias de Moura Ribeiro; as desembargadoras federais Diva Malerbi e Cecília Mello; os advogados José Horácio Halfeld Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), e Ivette Senise Ferreira, vice-presidente da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP); e os professores Roberto Rosas, José Rogério Cruz e Tucci, Antônio Carlos Mendes, Eduardo Arruda Alvim, José Roberto dos Santos Bedaque, Elias Marques de Medeiros Neto, Paulo Henrique dos Santos Lucon e José Manoel Arruda Alvim.

A desembargadora federal Cecília Mello, diretora da Emag, disse que o curso superou as expectativas: “foi uma abordagem importante e interessante, principalmente porque estamos na iminência da votação de um novo Código de Processo Civil no Congresso Nacional. A abordagem feita sobre as principais mudanças que vamos ter foi bastante importante para todos e também para fins de registro para alimentarmos essa ideia e voltarmos no próximo ano a esses temas”. Ela também elogiou o intercâmbio com os ministros do Superior Tribunal de Justiça e com os professores presentes.

Para o ministro Humberto Martins, do Conselho da Justiça Federal (CJF), “processo civil e constituição são temas ligados diretamente a cada cidadão brasileiro, por isso, encontram-se irmanados na busca da solução do tempo do processo e, sobretudo, na dignidade da pessoa humana”. Dentre as mudanças esperadas com o novo código, o ministro espera que os processos tenham inicio, meio e fim. “Ou seja, os processos devem ser resolvidos com menos recursos”, explicou.

A vice-presidente da OAB/SP, Ivette Senise Ferreira, também elogiou a iniciativa: “A iminência da aprovação de um novo Código de Processo Civil vai afetar toda a população e principalmente a advocacia. Estamos nos preparando para fazer um enorme movimento de divulgação das regras do novo código e preparar a advocacia para enfrentar os problemas que surgirem. Temos que aplaudir as iniciativas de todos os órgãos, aos quais vamos nos juntar para que esse novo código seja bem aplicado”.

O evento teve o apoio da Escola Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). O Ministro Roberto Rosas foi responsável pela coordenação científica do evento.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

 
 
1- Presidente do TRF3, desembargador Fábio Prieto, faz a abertura do evento;

2- Professor Roberto Rosas preside o painel sobre princípios constitucionais, ministrado pelos professores Flávio Yarshell e José Rogério Cruz e Tucci; 

3- Participantes do evento;

4- Desembargadora federal Diva Malerbi explica o Sistema Judiciário Federal na Constituição, em painel presidido pelo professor Antonio Carlos Mendes;

5- Ministro Mauro Campbell Marques preside painel sobre futuro do Código de Processo Civil;

6- Professor José Manoel Arruda Alvim participa da mesa presidida pelo ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do STJ;

7- Presidente do TRF3, Fábio Prieto, homanageia o professor José Manoel Arruda Alvim;

8- Organizadores do foto;

 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2536 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br