TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

25 / fevereiro / 2015
DESEMBARGADOR FEDERAL LANÇARÁ LIVRO NO EXTERIOR SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO POR MEIO DE IGREJAS E TEMPLOS RELIGIOSOS

Em Churches, Temples and Financial Crimes. A Judicial Perspective of the Abuse of Faith , Fausto De Sanctis traça uma perspectiva judicial sobre o abuso da fé

O desembargador federal Fausto De Sanctis do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) lançará, nos próximos meses, no mercado americano, asiático e europeu, obra inédita sobre crimes financeiros envolvendo igrejas e templos religiosos. O livro Churches, Temples and Financial Crimes. A Judicial Perspective of the Abuse of Faith  – Igrejas, Templos e Crimes Financeiros -, da editora Springer, traz uma perspectiva judicial sobre o abuso da fé.

A obra examina os meios pelos quais as instituições religiosas são concebidas ou podem ser utilizadas para mascarar transações financeiras ilegais e como a lei pode ou deveria ser aplicada para combater essas atividades criminosas. Os capítulos apresentam os direitos e as responsabilidades legais de igrejas e templos e os tipos de brechas existentes que podem permitir que práticas inescrupulosas floresçam em entidades religiosas.

O livro finaliza com propostas globais para o aprimoramento da transparência financeira nas organizações religiosas, bem como meios para avaliar e coibir crimes financeiros nessas instituições.

Também destaca casos de delitos cometidos por igrejas e templos, colocando luz sobre a tais fraudes e a melhor forma de combatê-los.

O autor

Fausto De Sanctis é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e especialista em Processo Civil pela Universidade de Brasília. Foi procurador em São Paulo (1989-1990), juiz de direito no mesmo estado (1990-1991), e tornou-se juiz federal em 1991. Atualmente é desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que tem jurisdição sobre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre abril e setembro de 2012 realizou estudos no Federal Judicial Center, em Washington DC, nos Estados Unidos.

Foi considerado um dos mais produtivos dentre os que já passaram pelo Federal Judicial Center, segundo a diretora do escritório de relações judiciais internacionais, Mira Gur-Arie.

Esteve à frente de uma das varas especializadas em lavagem de dinheiro na Justiça Federal brasileira. O autor, durante o período em que esteve nos EUA, além de escrever o livro mencionado, proferiu palestras, ministrou aulas e redigiu artigos.

É mundialmente reconhecido no tema lavagem de dinheiro e foi convidado a participar de programas e conferências no Brasil e no exterior, além de ter publicado outros livros sobre o assunto.



Assessoria de Comunicação
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2315 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br