Treinamento irá abordar princípios da segurança da informação, ameaças na internet e boas práticas no uso de estações de trabalho
De 9 a 31 de março, a Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG) realiza o curso “Segurança da Informação: Aprenda a proteger sua estação de trabalho e seus dados no ambiente digital”, na modalidade a distância. Destinado apenas a magistrados, o curso tratará de questões como princípios da Segurança da Informação, ameaças na internet, mecanismos de segurança, boas práticas no uso de estações de trabalho, entre outras.
O servidor do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Emmanuel Felix Lopes da Silva, é o responsável pela instrutoria e tutoria do curso. Segundo o professor, a segurança da informação compõe-se de um tripé: tecnologia, processos para o uso adequado dessa tecnologia e as pessoas que fazem uso do sistema. “Todo sistema é vulnerável, e a Segurança da Informação tem o objetivo de gerenciar os riscos”, afirma.
O professor explica que, mesmo que a tecnologia e os processos sejam bem implementados, "se o usuário não estiver adequadamente treinado, a invasão irá ocorrer por meio dele. É preciso que esse tripé funcione de forma harmônica”.
Emmanuel da Silva destaca que buscar a Segurança da Informação é estratégico e fundamental para que qualquer instituição pública ou privada atinja seus objetivos de forma satisfatória. "Gerenciar os riscos minimiza os impactos adversos às organizações", acrescenta.
O curso fornecerá informações essenciais não só para melhorar a segurança nas estações de trabalho, como também dos equipamentos pessoais. O professor dá algumas dicas básicas para quem acessa as redes sociais e alerta para o uso de mecanismos de segurança nos computadores como: antivírus, antispyware, antispam, firewall pessoal. A ideia é que as pessoas, a partir dessas informações, sintam-se capacitadas a melhorar por si mesmas a segurança de seus dados.
A carga horária de 20 horas pode ser realizada de acordo a disponibilidade de tempo de cada participante, dentro do período de 9 a 31 de março.
Inscrições e informações adicionais aqui.
Conteúdo Programático
Módulo I: Primeiras Noções
I.1 – Princípios da Segurança da Informação
I.2 – Termos básicos
I.3 – Normas
Módulo II: Ameaças aos Sistemas Informatizados e Recomendações de Segurança
II.1 – Códigos maliciosos (malwares) e dicas de proteção
II.2 – Fraudes e golpes na Internet e procedimentos de proteção
II.3 – Engenharia social
II.4 – Phishing
II.5 – Spam
Módulo III: Principais Mecanismos de Segurança
III.1 – Política de Segurança da Informação
III.2 – Contas e Senhas
III.3 – Criptografia
III.4 – Cópias de segurança (backups)
III.5 – Ferramentas antimalware
III.6 – Firewall pessoal
III.7 – Filtro antispam
Módulo IV: Criptografia, Assinatura Digital e Certificado Digital
IV.1 – Noções gerais
IV.2 – Criptografias simétrica e assimétrica
IV.3 – Assinatura digital
IV.4 – Certificado digital
Módulo V: Boas Práticas
V.1 – Backups
V.2 – Redes sociais
V.3 – Senhas
V.4 – Privacidade
V.5 – Dispositivos móveis
V.6 – Estação de trabalho
V.7 – Mesa e tela limpas
V.8 – Uso do correio eletrônico
Assessoria de Comunicação
Com informações da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região

Esta notícia foi visualizada 1674 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br