Até o próximo dia 12 de junho, serão realizadas mil audiências em ações sobre dano moral, cartão de crédito e saque indevido
Começou ontem (25/5), em São Paulo, a primeira edição da “Semana Regional da Conciliação – JEF/CEF”, evento promovido pela Central de Conciliação de São Paulo (Cecon-SP), em parceria com o Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o Juizado Especial Federal (JEF-SP) e a Caixa Econômica Federal (CEF). Até o próximo dia 12 de junho, serão realizadas mil audiências de conciliação em processos sobre dano moral, cartão de crédito e saque indevido.
Durante a força tarefa, a Justiça Federal abre um canal de comunicação entre as partes - jurisdicionado e CEF - para que juntos, na mesa de conciliação e orientados por um conciliador, consigam solucionar o problema. “A ideia é colocar as partes frente a frente para que elas mesmas consigam produzir uma solução para o conflito”, afirma a juíza federal Isadora Segalla Afanasieff, coordenadora da Cecon-SP.
Os processos selecionados para o evento foram triados em conjunto pela Cecon-SP, JEF-SP e CEF, contemplando pedidos de indenização por danos materiais e morais advindos de contratos bancários, como financiamentos, cartão de crédito, além de saque indevido.
Coordenadora do Gabinete da Conciliação do TRF3, a desembargadora federal Mônica Nobre explica que, para a Semana Regional, houve uma concentração maior de esforços para ampliar as matérias e a margem de negociação dos processos envolvendo a CEF. “Trabalhamos junto à direção da CEF em Brasília para trazer as melhores propostas para o jurisdicionado”, declarou.
Responsável pela conciliação na CEF, o advogado Everaldo de Oliveira ressalta que esse é o maior mutirão que o banco já pautou ao longo de sua história. Segundo ele, a matriz da CEF deu um grande apoio, o que aumentou o número de matérias em pauta durante as audiências. “A expectativa da CEF é cumprir a justiça. Identificando erro humano ou técnico, a CEF apresentará proposta de acordo com o objetivo de solucionar a questão e até conceder dano moral, tudo dentro do que é justo”, esclareceu.
As pessoas que estão participando da primeira edição da Semana Regional da Conciliação foram convocadas com antecedência pela Justiça Federal. No entanto, quem tiver interesse em conciliar um processo pode acessar o endereço http://www.trf3.jus.br/trf3r/?id=2160 e enviar a solicitação, pois a Cecon-SP realiza, mensalmente, mutirões de audiências em processos que versam sobre dano moral.
As audiências estão sendo realizadas na Cecon-SP, localizada na Praça da República, 299, das 13 às 17 horas.
Wellington Campos/ACOM/TRF3 |
![]() |
1 - Sala de audiências da Cecon-SP |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 2071 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br