TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

15 / outubro / 2015
TRF3 CELEBRA DIA DO CONSUMO CONSCIENTE

Comissão de Gestão Ambiental convida a todos a participarem da coleta seletiva e do uso racional de água, papel, copos plásticos e energia elétrica

No dia do Consumo Consciente (15/10), a Comissão de Gestão Ambiental da 3ª Região convida a todos a refletir sobre seu próprio estilo de vida e de consumo e a pensar sobre escolhas mais sustentáveis.

O consumo consciente pode ser praticado no dia a dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos de compra, uso e descarte correto dos produtos e o papel das organizações, levando em conta o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade.

A data comemorativa de 15 de outubro foi instituída, no Brasil, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2009, com a proposta de despertar a consciência nos consumidores sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando.

Ações de consumo consciente no TRF3

No TRF3, a Comissão de Gestão Ambiental já realizou ações para a redução e racionalização de recursos, como a adoção do modo econômico de impressão de documentos, utilizando frente e verso das folhas de papel, e a campanha para redução do uso de copos plásticos.

Outro ponto crucial é a participação de todos na coleta seletiva de materiais recicláveis. O lixo deve ser descartado no cesto correto, evitando a mistura de materiais, principalmente em relação ao papel, que deve ser descartado nas lixeiras azuis.

O lixo reciclável recolhido no Tribunal é doado para a Cooperleste, uma cooperativa que transforma o material descartado em renda para 72 famílias. A estimativa de ambientalistas é que a cada 50 quilos de papel reciclado, uma árvore é poupada. Além disso, a economia com a reciclagem de papel chega a 70% da energia que seria usada para sua produção normal.

A comissão estuda ainda a inserção de critérios ambientais nas licitações e compras a serem realizadas pelo tribunal, bem como pesquisa o uso de materiais ecoeficientes para redução de desperdício, além de investigar o que o mercado oferece para a implantação de novas práticas ambientais.

Outras iniciativas, como a realização de mostras ambientais periódicas e a participação em eventos como o Benchmarking Brasil e a Virada Sustentável, têm o objetivo de divulgar boas práticas de sustentabilidade e envolver os servidores, magistrados e público em geral no movimento pela sustentabilidade.

O Tribunal também conta com uma Seção Socioambiental, criada em junho de 2015, para atuar junto à Comissão de Gestão Ambiental para implementar ações socioambientais e elaborar o Plano de Logística Sustentável na Justiça Federal da 3ª Região, previsto pela Resolução 201 de 2015 do Conselho Nacional de Justiça.

Assim, todos são convidados a adotar medidas de economia de recursos ambientais e materiais como o uso racional da água, papel, energia elétrica e ar condicionado nas rotinas diárias.

Para mais informações, clique aqui e consulte o manual de gestão ambiental produzido pela comissão.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 905 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br