Alunos do curso de Direito participaram de visita monitorada
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 22 de outubro, a visita de 21 estudantes do curso de Direito da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
A visita monitorada, organizada pela Ouvidoria-Geral, faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a estudantes a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização de setores do Tribunal.
Na abertura, os alunos assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra ministrada pelo servidor Denis Cruz. O expositor falou sobre a estrutura da 3ª Região e os tipos de processos que são julgados pela Justiça Federal.
Após a palestra, os universitários tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Sexta Turma, presidida pelo desembargador federal Mairan Maia. Eles também foram recebidos no Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni, ouvidora-geral em exercício, e na Subsecretaria da Segunda Turma.
Ao final da visita, conheceram o Plenário da Corte e conversaram com o juiz federal convocado José Francisco da Silva Neto, que falou sobre a carreira de juiz e a rotina de trabalho da magistratura.
Ampliando o conhecimento
Os alunos vieram acompanhados pelo professor de Direito Constitucional, Robinson Nicácio de Miranda. Segundo ele, os estudantes participam da visita monitorada para entender o funcionamento de um tribunal, como é a organização do Poder Judiciário e aprender na prática a atuação dos desembargadores e servidores públicos.
“Na universidade, eles têm as bases teóricas, então com a visita a tribunais, eles passam a ter uma visão prática, para conciliar isso à teoria da universidade”, afirmou o professor.
Para a aluna Simone Casaro, a visita é importante para “ampliar o conhecimento, para ter um contato melhor com o que vamos vivenciar depois que nos formarmos”.
Já para o estudante Renato Aveiro, a visita monitorada acrescenta muito para o estudo, é um conhecimento diferenciado. “Acho muito importante, porque se você não tiver a prática, não tem o conhecimento aprimorado”, concluiu.
Segundo a universitária Luana Pulcine, a visita facilita bastante os estudos, “porque estudamos na teoria, mas é difícil visualizar o que está estudando”.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
Fotos: ACOM/TRF3 |
1 e 2 - Estudantes de Direito acompanham sessão de julgamento da Sexta Turma, presidida pelo desembargador federal Mairan Maia 3 - Juiz federal José Francisco da Silva Neto conversa com alunos sobre o trabalho da magistratura 4 - Palestra com o servidor Denis Cruz 5 - Professor Robinson Miranda, que acompanhou os universitários durante a visita 6, 7 e 8 - Estudantes de Direito: Simone Casaro, Renato Aveiro e Luana Pulcine 9 - Visita na Subsecretaria da Segunda Turma 10 - Estudantes da Universidade Municipal de São Caetano do Sul em visita monitorada ao TRF3 |
Assessoria de Comunicação do TRF3
Esta notícia foi visualizada 1880 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br