Treinamento visa capacitar magistrados como tutores em ensino a distância
Ser tutor de cursos a distância nem sempre é uma tarefa fácil. Além de acompanhar as atividades e avaliar os alunos, é preciso, ainda, estar familiarizado com a plataforma Moodle. Com o objetivo de capacitar magistrados para atuarem como tutores utilizando adequadamente os recursos da ferramenta, a Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) organizou o curso “Tutoria em EaD – Oficina Moodle”, realizado entre 23 e 25 de novembro.
Ao saudar os cursistas, o desembargador federal Carlos Muta convidou os magistrados a se engajarem no desenvolvimento de conteúdo próprio para a criação de cursos voltados para a realidade da Justiça Federal. A seu ver, trata-se de “uma semente para um projeto grandioso”, considerando as restrições orçamentárias previstas.
Na abertura do curso, a juíza federal Leila Paiva Morrison, coordenadora do curso, fez uma explanação teórica sobre o perfil do tutor. Segundo ela, enquanto na modalidade presencial o professor é a fonte de conhecimento, a distância o tutor só dá suporte e orienta o aprendizado. Para ela, “é o tutor quem dá o tom do curso”.
Como a proposta do curso é ser o mais prático possível, os professores Cristine Friesen e José Roberto da Silva, servidores do TRF3, orientaram os alunos a trabalhar diretamente com a ferramenta. Os futuros tutores terão que elaborar um curso pensando desde seu planejamento, design instrucional, atividades, fóruns, até a avaliação final.
A juíza federal Márcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri confessou que se inscreveu no curso, porque sentiu necessidade de aprender a lidar com a ferramenta. “Sou daquela geração que não veio com chip da informática”.
A magistrada destacou, também, a facilidade de acesso do EaD, seja em casa ou no trabalho. Animada, disse que pretende em breve organizar um curso a distância. Assim como a magistrada, os demais juízes demonstraram entusiasmo em pensar conteúdos que podem se tornar cursos virtuais de interesse para magistrados e servidores.
Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag)
Esta notícia foi visualizada 1604 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br