Visita faz parte do projeto “Portas Abertas” que mostra a estrutura da Justiça Federal da 3.ª Região
Uma visita com o objetivo de apresentar a organização e o funcionamento das áreas técnicas e da estrutura da Justiça Federal da 3.ª Região. Este é o projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, que recebeu, no dia 23 de abril, nove estudantes do curso de Direito de instituições de ensino da capital paulista.
O programa é coordenado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) e realizado na primeira instância da Justiça Federal em São Paulo e no TRF3. Toda pessoa interessada pode participar. Para isso, basta efetuar inscrição prévia no site do Tribunal.
Os estudantes foram recebidos no Fórum Criminal Federal de São Paulo. O servidor Cleber José Guimarães conversou com eles sobre a rotina da Vara e destacou os tipos de crimes que são julgados pela Justiça Criminal Federal.
Em seguida, eles assistiram a uma audiência presidida pela Juíza Federal Maria Carolina Akel Ayoub, da 9.ª Vara Criminal de São Paulo. Tratava-se de uma oitiva de testemunhas em estelionato previdenciário, descoberto a partir de investigação realizada pela Polícia Federal.
A estudante Gabriella da Silva Nogueira, que cursa o 3.º ano de Direito na Universidade São Judas Tadeu, ficou sabendo do projeto por meio de uma amiga e quis participar. Ela acompanhou uma audiência pela primeira vez. “Achei bem interessante e fiquei surpresa. Tem coisas que só assistindo para saber”, disse.
Para a Magistrada, o projeto “TRF3 de Portas Abertas” é muito relevante, porque esclarece as diferenças entre o Judiciário estadual e federal. “As pessoas têm pouco contato com o nosso trabalho no dia a dia, e esta é uma oportunidade de vivenciarem as atividades da Justiça Federal”, ressaltou a Juíza.
Na segunda parte da visita, junto com 40 alunos da Universidade Católica de Santos (UniSantos), os estudantes conheceram o TRF3. Eles assistiram a vídeos institucionais sobre a estrutura do Tribunal, do Juizado Especial Federal, do Gabinete da Conciliação, casos históricos julgados pela Corte e a sessão de julgamento de Turma.
A servidora Ana Martha Lustosa Messias Barrense encerrou as atividades com uma palestra que abordou a competência da Justiça Federal, a rotina de trabalho dos setores, a implantação e os desafios do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a carreira do servidor público no Judiciário.
“Eu acredito que a Justiça tem que se aproximar ao máximo das pessoas, assim como elas da Justiça e o projeto proporciona esse acesso, é transparência”, explicou.
Para Sueli Souza Santos Carrafa, que cursa o 4.º ano de Direito no Centro Universitário FAM, a visita foi instrutiva e acrescentou aprendizado. “Gostei de tudo, encontrei muitas respostas, entendi as diferenças entre as Justiças, valeu a pena”, finalizou.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Os interessados em participar podem acessar o link “Agende uma Visita", no site do TRF3 ou clicando aqui.
ACOM/TRF3 |
![]() |
Estudantes que visitaram o TRF3 e a Justiça Federal no projeto "Portas Abertas" |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 3610 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br