Policial Rodoviário Federal foi preso, suspeito de facilitar a passagem de carga
Juiz Federal de Naviraí (MS), Ricardo William Carvalho dos Santos, determinou hoje (8/8) a deflagração da Operação Teça, com a expedição de 40 mandados de prisão preventiva e mais de 30 mandados de busca e apreensão.
Em Mato Grosso do Sul, mandados serão cumpridos em Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Amambai, Iguatemi, São Gabriel do Oeste e Rio Brilhante. O restante tem alvos em Maringá e Umuarama, no interior do Paraná, e em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
As investigações, que começaram em 2018, apontaram que a quadrilha tem núcleo no estado e enviava contrabando, principalmente dos cigarros fabricados no Paraguai, para outras localidades do país.
De acordo com a Polícia Federal, durante as apurações, foram apreendidos R$ 144 milhões em contrabando, 155 veículos usados para transportar os cigarros ilegais e 75 pessoas foram presas.
A maior apreensão feita foi em Ivinhema, em junho de 2018, quando 11 carretas carregadas de cigarros foram apreendidas, tendo sido presos 09 motoristas em flagrante. Contabilizou-se, na ocasião, 1 milhão de maços de cigarros, avaliados, juntamente dos veículos apreendidos, em R$ 10 milhões.
A operação foi batizada de Teçá, que no idioma guarani significa “estado de atenção”, segundo a Polícia Federal, por causa a rede de olheiros e batedores que as quadrilhas de cigarreiros utilizam para monitorar a polícia e fugir da fiscalização.
Seção de Comunicação Social da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul

Esta notícia foi visualizada 838 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br