Encontro foi importante para aperfeiçoar cooperação e integração entre os órgãos
A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, reuniu-se, na terça-feira (1.º/10), em seu gabinete, com a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT2), Desembargadora Rilma Aparecida Hemetério; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT15), Desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes; o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Juiz Paulo Prazak; e o futuro Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, representando o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP).
Os objetivos da reunião foram aprofundar a relação entre as instituições por meio da cooperação técnica e promover a troca de experiências sobre inovação e soluções tecnológicas com a finalidade de se adotarem ações conjuntas para aperfeiçoamento dos órgãos e melhor prestação dos serviços.
Também estiveram presentes a Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juíza Federal Luciana Ortiz Zanoni; o Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Juiz Federal Caio Moysés de Lima; o Coordenador do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab), Juiz Federal Paulo Cezar Neves Junior; o Juiz Vitor Gambassi Pereira, assessor da Presidência do TRE/SP; o Diretor-Geral do TRE/SP, Claucio Cristiano Abreu Corrêa.
Inovação
Após a reunião, as autoridades visitaram as instalações do iJuspLab, no Fórum Pedro Lessa.
Uma das idealizadoras do laboratório, a Juíza Federal Luciana Ortiz Zanoni falou aos magistrados sobre os desafios enfrentados, como, por exemplo, a tendência à centralização dos trabalhos no Judiciário.
“Estamos acostumados, na Justiça, com um modelo extremamente verticalizado, hierarquizado, e a proposta do laboratório é diferenciada. O trabalho aqui é horizontal e em conjunto, independentemente do grau, com um olhar multidisciplinar. É um local que propicia a ideação, em um ambiente mais à vontade, acolhedor e alegre.”
A Magistrada explicou que o objetivo é fazer com que o Laboratório de Inovação esteja inserido dentro de uma visão sistêmica da administração, com metodologias que partam da perspectiva do usuário do serviço e do processo de ideação coletiva. “No laboratório, não existe personalismo. O projeto não tem dono, é de todos. Por isso, a chance de as pessoas se engajarem e o trabalho ser bem-sucedido é maior”, elogiou.
Em seguida, o Juiz Federal Caio Moysés de Lima falou sobre inovação tecnológica. “Os departamentos de Tecnologia da Informação, em geral, são muito cautelosos com a inovação, visando garantir a segurança. Nosso modelo constituiu uma equipe de gestão de dados para conduzir o processo, envolvendo a TI. Criamos uma incubadora de soluções tecnológicas baseadas nas startups. O laboratório não foca apenas um aspecto do problema, mas o todo. O olhar é para o ser humano, não a tecnologia. O ser humano é o centro, e a tecnologia é a ferramenta”, explicou.
O Juiz Federal Paulo Cezar Neves Junior destacou que, para a inovação funcionar, foi preciso contar com o apoio da alta administração. Nesse sentido, o TRF3 manifestou seu apoio já na Presidência anterior, da Desembargadora Federal Cecília Marcondes, e agora com a Desembargadora Federal Therezinha Cazerta.
Ao final, a Presidente do TRF3 presenteou todos com o livro "Inovação no Judiciário: conceito, criação e práticas do primeiro Laboratório de Inovação do Poder Judiciário”, lançado durante o 1.º Festival de Inovação do Judiciário, no dia 27/9, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital.
Agradecendo a todos a presença, a Presidente afirmou que tanto o livro quanto o Laboratório de Inovação são frutos do trabalho de toda a equipe, voltado para a comunidade, e que tem gerado frutos para a Justiça Federal, trazendo soluções amplamente discutidas e geradas pelo compartilhamento de ideias envolvendo os mais diversos atores, o que tem propiciado maior produtividade e motivação.
Fotos: ACOM/ TRF3 |
![]() |
Da esquerda para a direita: Presidente do TRT2, Desembargadora Rilma Hemetério; Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta; Presidente do TJSP, Desembargador Manoel Pereira Calças; Presidente do TRT15, Desembargadora Gisela Moraes; futuro Corregedor do TRE-SP, Desembargador Paulo Galizia; e Presidente do TJMSP, Juiz Pulo Prazak |
![]() |
Presidente do TRF3 recebe representantes do Judiciário paulista |
![]() |
Autoridades visitam as instalações do iJuspLab, no Fórum Pedro Lessa |
![]() |
Desembargadora Federal Therezinha Cazerta recebe representantes do Poder Judiciário no Gabinete da Presidência do TRF3 |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 2701 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br