Presidente expressou o compromisso da Instituição com a segurança dos Juízes e deixou mensagem de apoio e conforto à Magistrada
A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, participou hoje, 4/10, de ato promovido pela Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp) e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) em apoio à Juíza Federal Louise Filgueiras, agredida ontem (3/10) por um Procurador da Fazenda Nacional.
O ato teve início com a leitura de manifesto pela Juíza Federal Marcelle Ragazoni, Diretora de Relações Institucionais da Ajufesp: “Manifestamos nossa estrita solidariedade à colega e pedimos a apuração rigorosa dos fatos. A Magistratura Federal exige respeito e segurança”.
Na sequência, o Presidente da Ajufesp, Juiz Federal Otávio Henrique Martins Port, destacou a preocupação com a vulnerabilidade dos Juízes e cobrou condições seguras para o exercício da Magistratura.
“Nós, do Judiciário Federal, queremos trabalhar com tranquilidade, segurança e acima de tudo paz”, declarou.
Palavras da Presidente do TRF3
A Desembargadora Federal Therezinha Cazerta externou seu apoio aos colegas. “Estamos todos juntos, sofrendo, neste momento, pelo ataque à nossa colega e amiga Louise. É um ataque a toda a Magistratura. O nosso compromisso é cada vez mais forte com a Instituição, com as garantias da Magistratura e com a independência e o fortalecimento do Poder Judiciário. A segurança dos Magistrados e a segurança nos nossos prédios são uma preocupação constante do Tribunal e das Diretorias dos Foros. Procuramos obedecer a todas as normas e a todos os padrões de segurança”, afirmou.
A Desembargadora Federal ressaltou que situações como essa são lamentáveis, mas atípicas. “Foi um episódio realmente excepcional, em que não houve condições de evitar, mas graças a Deus nada pior aconteceu. Continuaremos cada vez mais diligentes pela segurança de todos nós e pelo fortalecimento da Magistratura”, declarou.
Palavra da Ajufe
O Presidente da Ajufe, Juiz Federal Fernando Marcelo Mendes, destacou que o ato demonstra não apenas a solidariedade à colega Louise. "É também um ato de repúdio à violência simbólica que tem sido praticada contra o Poder Judiciário. Esses ataques simbólicos, que estão sendo feitos ao Judiciário, se não forem coibidos e repudiados, vão redundar em ataques concretos como o que ocorreu ontem. Isso não pode ser aceito”.
Fotos: ACOM/ TRF3 |
![]() |
Em destaque: Juiz Federal Fernando Mendes Desembargadora Federal (à esq.) Desembargadora Federal Therezinha Cazerta e Juiz Federal Otávio Port |
![]() |
Magistrados reunidos em ato de apoio à colega |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1856 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br