Desembargadora Federal Therezinha Cazerta recebe “Medalha 9 de Julho”, em sessão solene
A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, recebeu a “Medalha 9 de Julho” da Câmara Municipal de Araçatuba. A sessão solene para a entrega da honraria foi realizada na sexta-feira (31/10), com a presença de familiares, de amigos e de autoridades.
A solenidade, no plenário da Casa, foi presidida pelo 2.º Secretário da Mesa Diretora da Câmara, Vereador Almir Fernandes Lima (PSDB) e teve início com a execução dos hinos Nacional e de Araçatuba. Um vídeo produzido pela TV Câmara apresentou a trajetória pessoal e profissional da homenageada com depoimentos de colegas de trabalho, amigos e familiares.
A “Medalha 9 de Julho” foi entregue à Desembargadora pelo Vereador Lucas Zanatta, autor do projeto de concessão da honraria. “Hoje, como legislador municipal, sinto a necessidade de retomarmos o orgulho de sermos povo brasileiro, paulista e araçatubense. Homenageando uma araçatubense, que hoje é Presidente do Tribunal com a maior demanda do País, fazemos esse resgate”, discursou o Vereador.
Presidente da sessão solene, o Vereador Almir Fernandes Lima complementou: “Trata-se realmente de uma pessoa que merece todas as honrarias e homenagens; não só pelo trabalho que desenvolve, mas pela pessoa que é”.
Discurso da Homenageada
A Desembargadora Federal Therezinha Cazerta expressou seu contentamento pela honraria. “Esta homenagem prestada pela minha terra natal, que tanto ofereceu a mim e a minha família, é de uma significância ímpar, verdadeiro coroamento de uma vida, e me fez rememorar todos os bons momentos que vivi nesta terra querida, onde nasci, cresci e realizei os meus estudos”, disse a homenageada.
A Presidente do TRF3 destacou que “a magistratura exige uma vida de devoção, dedicação, sacrifício e autovigilância, dada a gravidade da responsabilidade e o excesso de trabalho. Mas, por outro lado, é extremamente gratificante. Cada decisão que proferimos, buscando levar justiça aos que têm direito, principalmente aos mais carentes, nos dá força para continuar”.
A Magistrada falou também de seus objetivos ao assumir a Presidência. “Adotei como meta principal a expansão do sistema de processamento eletrônico, visando alcançar maior celeridade na prestação jurisdicional. Lançado o projeto ‘TRF3 100% PJe’, em novembro de 2018, até o momento foram digitalizadas cerca de 63 milhões de páginas de mais de 219 mil processos, projetando-se para, até final de 2019, mais 36 milhões de cópias, equivalentes a 148 mil processos”, ressaltou.
Fotos: Câmara de Araçatuba |
![]() |
Desembargadora Federal Therezinha Cazerta e os Vereadores Almir Fernandes Lima (à esquerda) e Lucas Zanatta, autor da homenagem |
![]() |
Vídeo produzido pela TV Câmara apresentou a trajetória pessoal e profissional da homenageada |
![]() |
A Presidente do TRF3 em seu discurso expressou seu contentamento pela honraria |
![]() |
Desembargadora Federal Therezinha Cazerta recebeu a “Medalha 9 de Julho” da Câmara Municipal de Araçatuba |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1166 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br