Objetivo é promover a solução consensual em 100% das reclamações pré-processuais e dos processos judiciais indicados pelo Conselho
O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), a Justiça Federal de São Paulo (JFSP) e o Gabinete da Conciliação (GABCON) firmaram com o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) acordo de cooperação técnica com o objetivo de reunir esforços para conferir maior efetividade na solução de conflitos, por meio de métodos consensuais, antes da instauração ou no curso do processo judicial. O extrato do acordo foi publicado na edição de 21/11/2019 do Diário Oficial da União.
O acordo de cooperação tem como metas promover a solução consensual em 100% das reclamações pré-processuais e dos processos judiciais indicados pelo CRA-SP e reduzir, significativamente, a taxa de judicialização de demandas envolvendo o Conselho e o estoque de processos judiciais em trâmite e arquivados em que conste o órgão de classe como parte.
O documento traz um plano de trabalho com as fases para a execução dos objetivos estipulados pelo acordo. O TRF3 irá providenciar o necessário para a realização das audiências e irá disponibilizar a classe processual “Reclamação Pré-Processual” no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e no Sistema Eletrônico dos Juizados Especiais Federais da 3.ª Região (SISJEF).
O CRA-SP irá realizar a triagem dos processos prescritos e passíveis de conciliação nos arquivos das Subseções e o cadastramento das reclamações pré-processuais nos sistemas SISJEF ou PJe. O conselho também encaminhará ao GABCON e às Centrais de Conciliação (Cecons) a lista de reclamações pré-processuais e de processos, nos quais serão formalizadas as propostas de solução de conflitos para os processos que tratem sobre temas semelhantes.
Ao GABCON caberá solicitar aos Gabinetes do TRF3 o encaminhamento dos processos que se amoldem às propostas de solução de conflitos apresentadas pelo Conselho e providenciar a instauração e a tramitação do procedimento conciliatório.
A JFSP prestará apoio administrativo, quando solicitado, observadas as suas atribuições normativas, e as Cecons solicitarão aos juízos competentes o encaminhamento dos processos que se amoldem à proposta de solução de conflito apresentada, sendo responsáveis pela pauta e agendamento das audiências em conjunto com o CRA-SP.
Uma das cláusulas do documento permite a adesão no acordo de outros Conselhos de Classe Profissionais, que atuam no âmbito do Programa de Conciliação e Mediação da Justiça Federal da 3.ª Região, mediante assinatura de termo específico, acompanhado de plano de trabalho próprio.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 23959 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br