TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

28 / janeiro / 2020
JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE CAMPINAS GANHA NOVAS INSTALAÇÕES

A mudança para o Fórum Ministro Laudo Ferreira de Camargo trará economia anual de R$ 2,6 milhões

O Tribunal Regional Federal da 3.a Região (TRF3) inaugurou, na última sexta-feira (24/01), as novas instalações do Juizado Especial Federal (JEF) da 5.a Subseção Judiciária do estado de São Paulo, em Campinas. A Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, participou da solenidade inaugural e destacou a importância da transferência do JEF para o novo endereço, na Avenida Aquidabã, 465, onde já funcionam as Varas Federais e a Central de Conciliação.

“Essa mudança foi necessária, num primeiro momento por uma questão orçamentária, mas já se vê que os frutos podem ser colhidos: o convívio mais próximo dos colegas, juízes e servidores e a facilidade para os profissionais, que se dirigirão a um único fórum. Em épocas de crise, temos que ter criatividade, disposição e muito trabalho, e é isso o que temos visto na Justiça Federal. Todos empenhados em alcançar os resultados esperados. Esse momento é de grande importância, e o que se vê é a grandeza da Justiça Federal, de seus juízes, de seus servidores e todos os seus parceiros. Fica aqui o agradecimento muito sincero da administração do TRF3”, disse.

Além da Presidente do TRF3, participaram da solenidade o Presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Marcelo Mendes; a Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo (SJSP), Juíza Federal Luciana Ortiz; o Diretor da Subseção Judiciária de Campinas, Juiz Federal Valter Maccarone; a Presidente do JEF de Campinas, Juíza Federal Raquel Coelho, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Subseção de Campinas, Daniel Blikstein.

A Diretora do Foro lembrou as restrições orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional n.º 95 e as ações tomadas para reduzir despesas. Segundo a Magistrada, a unificação dos dois prédios da Subseção de Campinas irá gerar uma economia com aluguel da ordem de R$ 2,6 milhões ao ano.

“Diante da necessidade de redução orçamentária, Campinas estava no topo das despesas. A unificação dos prédios se deu graças à digitalização dos processos físicos, no final de 2018, primeiramente da Seção Judiciária de São Paulo. Tal ação da Presidência do Tribunal permitiu novas perspectivas para a administração, incluindo a ampliação do trabalho à distância, novos modelos organizacionais e o redimensionamento de nossos espaços. Com a mudança, teremos a possibilidade de enfrentar este momento, sem perda de excelência do trabalho desempenhado ao longo desses anos. Parabéns a todos da Subseção”, destacou.

O Diretor da Subseção Judiciária de Campinas enfatizou a necessidade de os gestores de recursos públicos enfrentarem a crise orçamentária pela qual passa o Judiciário com planejamento, criatividade e coragem para manter adequadamente a qualidade dos serviços. Agradeceu aos colegas da Justiça Federal e do JEF que colaboraram na concretização da mudança, à direção do Foro e do Tribunal o apoio, aos proprietários do prédio que colaboraram para que as obras fossem entregues no prazo, além dos servidores e colaboradores a dedicação.

A Presidente do JEF do município agradeceu o apoio prestado pela Administração, acrescentando que, sem ele, todo esse trabalho teria sido muito difícil. Também agradeceu aos magistrados e servidores que cederam o espaço e foram pacientes com o impacto na rotina causado pelas obras.
“O fato de estarmos agora unidos fisicamente fortalece a Justiça Federal como instituição e nos une. Que essa força e união façam com que consigamos aprimorar nosso trabalho cada vez mais para prestarmos uma jurisdição de qualidade, num tempo célere”, ressaltou.

O Presidente da Ajufe afirmou que, em razão da nova realidade orçamentária, a Justiça Federal está sendo redesenhada com as transferências e o remanejamento de varas. “A Justiça precisa se reinventar e fazer cada vez mais com cada vez menos. Para isso, precisamos ser criativos. O JEF é o modelo de futuro. A vinda do JEF para este prédio vai trazer um ganho para todos.”

O representante da OAB ressaltou os serviços relevantes prestados pelo JEF a toda população de Campinas. Com relação à mudança, agradeceu aos magistrados e servidores a preocupação em oferecer um espaço adequado para o funcionamento da sala da Ordem e desejou sucesso à Justiça Federal.

Ao final da solenidade, as autoridades descerraram a placa comemorativa da inauguração das novas instalações.

JEF Campinas

O Juizado Especial Federal (JEF) está presente em Campinas desde 2003. Atualmente, possui 16.956 processos em tramitação, duas Varas-Gabinete e jurisdição sobre os municípios de Capivari, Elias Fausto, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Mombuca, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Rafard, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Fotos: Acom/TRF3
Da esq. p/ a dir.: Valter Maccarone, Luciana Ortiz, Therezinha Cazerta, Fernando Mendes e Raquel Coelho
Presidente do TRF3 destacou a importância da transferência do JEF para o novo endereço
Autoridades descerraram a placa inaugural
Magistrados, servidores, procuradores e advogados prestigiaram a solenidade
Prédio da Justiça Federal localizado na Avenida Aquidabã, 465 - Campinas

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 3075 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br